DSpace/Manakin Repository

A gestão educacional e a reconstrução do espaço escolar como lugar de possibilidades.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BEZERRA, A.P.P.S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0308194153393122 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID DI LORENZO, I. D. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES , Cicera Cecilia Esmeraldo.
dc.contributor.referee2 BARBOSA , Renata da Silva.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo, analisar o papel desenvolvido pela gestão educacional a partir da ocupação e da (re) construção do espaço escolar como lugar de possibilidades para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Decisão. O caráter da gestão escolar, como facilitadora desse processo, proporciona a formação dos sujeitos diante da construção de um processo educacional mais justo e igualitário, sendo uma ferramenta importante do processo de construção do conhecimento. Para a execução desta pesquisa foram utilizados o método de abordagem dialético, caracterizado pela possibilidade de construção de conceitos, a partir da diferenciação dos objetos e do exame científico rigoroso, e o método de procedimento monográfico, através dos princípios representativos, proporcionando o estudo dos aspectos particulares, concentrados num espaço delimitado, bem como o conjunto de atividades desenvolvidas. Para operacionalização da pesquisa foram utilizadas um conjunto de técnicas, das quais destacam-se: documentação indireta (pesquisa documental); documentação direta (pesquisa de campo); documentação direta intensiva (observação e entrevistas); e a documentação direta extensiva (questionários). Mediante o auxílio dos métodos e técnicas propostos para a realização da pesquisa, e a consequente coleta de dados, obtemos como resultados a perspectiva da necessidade de uma maior intervenção e participação do poder público e da comunidade em meio ao processo de constituição de um sistema de ensino norteado por uma gestão escolar democrática e participativa. Consideramos que um sistema de ensino comprometido e consolidado por este modelo de gestão tende a proporcionar aos alunos um processo de ensino-aprendizagem diferenciado e de qualidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A gestão educacional e a reconstrução do espaço escolar como lugar de possibilidades. pt_BR
dc.date.issued 2015-09-07
dc.description.abstract This paper aims to analyze the role played by educational management from the occupation and (re) construction of school space as a place of possibilities for students of the Municipal School of Elementary Decision. The character of school management, as a facilitator of this process, provides the formation of the subjects facing the construction of a fairer and more egalitarian educational process, being an important tool of the knowledge construction process. For the execution of this research the dialectical approach method was used, characterized by the possibility of construction of concepts, from the differentiation of the objects and the rigorous scientific examination, and the method of monographic procedure, through the representative principles, providing the study of the particular aspects, concentrated in a delimited space, as well as the set of activities developed. To operationalize the research, a set of techniques were used, of which the following stand out: indirect documentation (documentary research); direct documentation (field research); intensive direct documentation (observation and interviews); and extensive direct documentation (questionnaires). Through the help of the proposed methods and techniques for conducting the research, and the consequent data collection, we obtain as a result the perspective of the need for greater intervention and participation of the public power and the community in the process of constituting a system of teaching guided by a democratic and participative school management. We believe that a teaching system compromised and consolidated by this management model tends to provide students with a differentiated and quality teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5020
dc.date.accessioned 2019-07-23T17:18:09Z
dc.date.available 2019-07-23
dc.date.available 2019-07-23T17:18:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Escola municipal pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Comunidade escolar pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject Municipal School pt_BR
dc.subject School community pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos,
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educational management and the reconstruction of the school space as a place of possibilities. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Ana Paula Pessoa dos Santos. A gestão educacional e a reconstrução do espaço escolar como lugar de possibilidades. 2015. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta