DSpace/Manakin Repository

A Interface da pedagogia com a educação profissional: o trabalho do pedagogo no instituto Federal de educação, ciência e tecnologia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BATISTA, S. M. E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3115476181039382 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 ALVES , José Amiraldo.
dc.description.resumo O objeto de estudo desta investigação é a interlocução da Pedagogia com a educação profissional. A pesquisa teve por objetivos: conhecer o papel que o pedagogo desempenha no âmbito da educação profissional; entender a atuação do pedagogo em uma instituição que trabalha com ciência e tecnologia, e ainda, refletir sobre a relação da formação recebida pelo pedagogo na universidade e as demandas neste novo cenário. A metodologia adotada foi à pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. O locus de pesquisa foram dois Institutos Federias de Educação, Ciência e Tecnologia, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Instituto Federal do Ceara (IFCE). Os sujeitos que participaram dessa investigação foram duas pedagogas (uma do IFPB e uma do IFCE). O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. A pesquisa mostrou que no cenário atual a educação, de modo geral, tem um papel preponderante no que diz respeito à reconceitualização do trabalho humano. Assim sendo, uma de suas vertentes é direcionada aos interesses econômicos do mercado de trabalho. E é nesse contexto que o pedagogo tem a função de contribuir na preparação de qualificação de mão de obra para o mercado. As práticas descritas neste trabalho permitem compreender a relevância do trabalho do pedagogo no âmbito da Educação Profissional. Pode-se então sintetizar ressaltando que a finalidade última de sua prática educativa do pedagogo nos Institutos Federais é oferecer suporte na preparação dos indivíduos para o mundo do trabalho. Ficou evidente que os conhecimentos da Pedagogia enquanto ciência da educação são imprescindíveis para as diversas instituições que desenvolvem qualquer tipo de prática educativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A Interface da pedagogia com a educação profissional: o trabalho do pedagogo no instituto Federal de educação, ciência e tecnologia. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-04
dc.description.abstract The study object of this research is the dialogue of Education with vocational education. The research aimed to: know the role the teacher plays in vocational education; understand the role of the teacher in an institution that works with science and technology, and also reflect on the relationship of the training received by the teacher at the university and the demands in this new scenario. The methodology adopted was to research literature and field research. The research locus were two Federias Institutes of Education, Science and Technology, the Federal Institute of Paraíba (IFPB) and the Federal Institute of Ceara (IFCE). The subjects who participated in this research were two pedagogues (a IFPB and a IFCE). The instrument used for data collection was the semi-structured interview. Research has shown that in the current scenario education, in general, has a key role with regard to the reconceptualization of human labor. Therefore, one of its aspects is directed to the economic interests of the labor market. It is in this context that the teacher has the task of contributing to the hand of qualification preparation work for the market. The practices described in this study allow us to understand the importance of the teacher's work in the context of Vocational Education. One can then summarize pointing out that the ultimate purpose of their educational practice in the teacher Federal Institutes is to support the preparation of individuals for the world of work. It was very evident that the knowledge of pedagogy as a science education are indispensable for the various institutions that have any kind of educational practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5026
dc.date.accessioned 2019-07-24T10:59:52Z
dc.date.available 2019-07-24
dc.date.available 2019-07-24T10:59:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Educação profissional pt_BR
dc.subject Mercado de trabalho pt_BR
dc.subject Qualificação profissional pt_BR
dc.subject Pedagogy pt_BR
dc.subject professional education pt_BR
dc.subject Job market pt_BR
dc.subject Professional qualification pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BATISTA, Stella Martins Estrela.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Interface of Pedagogy with Professional Education: the work of the pedagogue at the Federal Institute of Education, Science and Technology. pt_BR
dc.identifier.citation BATISTA, Stella Martins Estrela. A Interface da pedagogia com a educação profissional: O trabalho do pedagogo no instituto Federal de educação, ciência e tecnologia. . 2015. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta