DSpace/Manakin Repository

O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I .

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, Geranilde Costa e.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, G. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3118237950456062 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho é identificar/analisar o processo de Avaliação da Aprendizagem utilizado por professoras do ensino fundamental I de uma escola estadual de Cajazeiras (PB). Para tanto, se fez também necessário conhecer que concepções estas docentes tinham acerca do referido tema. O interesse pelo tema surgiu, de um lado, pela minha história de vida marcada por inúmeros episódios ruins acerca da Avaliação da Aprendizagem. E de outro, ao estudar na universidade, curso de Pedagogia, autores tais como Hoffmann (1991), Luckesi (1995) e Freire (1996) dentre outros que tratam do referido assunto. Nesta pesquisa apresento o pensamento de duas docentes sobre as práticas avaliativas utilizadas no 4º e 5º anos, ambas com graduação em Pedagogia pela UFCG, campus de Cajazeiras (PB). O trabalho está dividido por capítulos, no 1º dou ênfase à minha história de vida, chegada à universidade como e porque escolhi o tema da Avaliação da Aprendizagem. Já no segundo apresento concepções de Avaliação da Aprendizagem, os tipos de avaliação bem como suas funções. Destaco ainda neste capitulo os dispositivos do Governo Federal voltado para a Avaliação da Aprendizagem. No terceiro capitulo são expostas as análises dos dados colhidas junto às professoras. Dentre os resultados obtidos foi possível identificar que a Avaliação da Aprendizagem é desenvolvida pelas docentes, no entanto, os dados oficiais ficam por conta das provas aplicadas pelo Governo. Por fim, faço as considerações finais, neste relato a importância da pesquisa e as dificuldades, as satisfações que tive para desenvolver esse trabalho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I . pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This work aims to identify and analyze the process of assessment of learning in the Elementary Education I, in a public school, in Cajazeiras (PB), considering teacher’s conceptions about the theme. The interest in the subject arose at the university due to some negative experiences I’ve had with the discipline and approaches about the theme, presented by authors such as Hoffmann (1991), Luckesi (1995) and Freire (1996). The research discusses the thought of two teachers on assessment practices applied in the fourth and fifth grades. Both teachers are graduated in the Education Course at Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras (PB). Therefore, the work is divided into three chapters. In the first one I emphasize my own experiences before and at the University, besides the reason which made me choose the theme in focus. In the second one, I present some different types, functions and conceptions about assessment of learning. Further, I highlight the Federal Government’s oriented devices for the assessment of learning. In the third chapter I expose the result of the data analyses. Among them, it was possible to identify that the Assessment of Learning is developed by teachers, although the tests applied by the Government has been the instrument used to revel the official data. Finally, I report my considerations about the importance of the research, the difficulties and pleasure during its development. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5027
dc.date.accessioned 2019-07-24T11:23:00Z
dc.date.available 2019-07-24
dc.date.available 2019-07-24T11:23:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação da Aprendizagem pt_BR
dc.subject Anos iniciais pt_BR
dc.subject Processos avaliativos pt_BR
dc.subject Learning Assessment pt_BR
dc.subject Early years pt_BR
dc.subject Evaluative Processes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BELÉM, Elizabeth de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The learning assessment process used by elementary school teachers I. pt_BR
dc.identifier.citation BELÉM, Elisabeth de Sousa. O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I . 2014. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta