DSpace/Manakin Repository

Parceria família e escola: contribuições ao desenvolvimento integral do educando.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BANDEIRA, Rafaella L. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9775878321481545 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Ednaura Almeida de.
dc.description.resumo O presente trabalho aborda a parceria entre a família e a escola para o desenvolvimento integral do educando, bem como, apresenta os diversos fatores que contribuem para o distanciamento entre a família e a escola. Esta investigação interrogou se a ausência da família é a principal responsável pelo baixo rendimento escolar dos educandos. Este trabalho monográfico tem por objetivo analisar estratégias desenvolvidas por uma escola municipal da cidade de Poço de José de Moura com relação à parceria entre família e escola, buscando refletir sobre a importância da participação da família para o desenvolvimento do educando. A partir deste eixo norteador, será apresentada as principais ideias de diferentes autores e pesquisadores da temática, numa perspectiva de contribuir para melhor compreensão acerca do assunto, favorecendo uma reflexão pautada nas possibilidades de melhoria da qualidade da educação. A metodologia desta pesquisa foi uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Os sujeitos da pesquisa foram 02 professoras e 01 supervisora. Os dados obtidos na pesquisa evidenciaram que a escola precisa desenvolver estratégias que valorize e motive a participação da família evidenciando a sua contribuição para a formação cidadã. Este trabalho veio reiterar que tanto a família quanto a escola devem reconhecer o seu papel no ato de educar e que a escola precisa do apoio da família e a família precisa que a escola contribua na formação das crianças e jovens, para que o vazio que se estabeleceu nos lares familiares pela falta de acompanhamento e participação no cotidiano educacional dos filhos, seja preenchida através do compromisso, da valorização e do amor recíproco. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Parceria família e escola: contribuições ao desenvolvimento integral do educando. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This paper discusses the partnership between the family and the school for the full development of the student as well, shows the various factors that contribute to the gap between the family and the school. This research questioned whether the absence of the family is primarily responsible for the poor academic performance of students. This monograph aims to analyze strategies developed by a municipal school in Pit José de Moura regarding the partnership between family and school, trying to reflect on the importance of family involvement for the development of the student. From this guiding principle, the main ideas of different authors and researchers of the subject will be presented, in order to contribute to better understanding of the topic, favoring a reflection based on the possibilities of improving the quality of education. The methodology of this research was a literature search and a field survey. The research subjects were 02 teachers and 01 supervisor. The data obtained in this research showed that the school needs to develop strategies to improve and motivate family participation demonstrating their contribution to civic education. This work came to reiterate that both the family and the school must recognize its role in the act of teaching and the school needs the support of family and the family needs that the school contributes in the formation of children and youth, so that the void that established in family homes by lack monitoring and participation in educational routine of the children, is met through commitment, appreciation and mutual love. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5028
dc.date.accessioned 2019-07-24T11:42:03Z
dc.date.available 2019-07-24
dc.date.available 2019-07-24T11:42:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relação família e escola pt_BR
dc.subject Escola - desenvolvimento integral pt_BR
dc.subject Família e escola - contribuições no processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Family and school relationship pt_BR
dc.subject School - integral development pt_BR
dc.subject Family and school - contributions in the teaching-learning process pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BANDEIRA, Rafaella Lopes Gonçalves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Family and school partnership: contributions to the integral development of the student. pt_BR
dc.identifier.citation BANDEIRA, Rafaella Lopes Gonçalves. Parceria família e escola: contribuições ao desenvolvimento integral do educando. 2014. 42 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta