DSpace/Manakin Repository

As contribuições do planejamento escolar na prática docente.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, José Amiraldo Alves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 AMARAL, Gerlaine Belchior.
dc.description.resumo O presente estudo teve como finalidade compreender as contribuições do planejamento escolar na prática, tendo em vista ser uma ferramenta fundamental para os professores, para a equipe escolar e para à escola como um todo, viabilizando as ações pedagógicas que pretende antecipar de forma organizada todas as etapas do trabalho escolar. Desta forma, a pesquisa objetivou analisar as contribuições oferecidas pelo planejamento escolar para a melhoria na qualidade da ação pedagógica desenvolvida em sala de aula; Identificar as concepções dos professores sobre o planejamento; Compreender a importância do planejamento no cotidiano da sala de aula e; Mapear as formas de planejamento utilizadas pelo professor em sala de aula. Para tanto, foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico, no qual se pode contar com as contribuições teóricas de autores como Fusari (2008); Freire (1986); Gandin (2008); Gonçalves (2001); Lakatos (1991); Libaneo (1994); Luckesi (2001); Moran (2000); Moretto (2007); Moyses (2006); Novoa (1992); Padilha (2001); Piletti (2003); Schmitz (2000); Vasconcellos (1995); Veiga (2004), entre outros. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo do tipo exploratória, numa abordagem qualitativa, com 03 (três) professoras e 01 (um) professor, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município da cidade de Cachoeira dos Índios- PB, para que se pudesse compreender melhor, a importância do planejamento na prática docente. Os sujeitos da pesquisa participaram de uma entrevista relacionada à temática, expressando suas concepções e práticas de planejamento escolar, destacando seus impactos no cotidiano da sala de aula, os desafios enfrentados no processo de planejamento e a busca de alternativas para melhorar a prática docente. Os resultados apontam que ainda existem muitos desafios a serem superados com relação ao planejamento, pois se observou que os educadores compreendem que o planejamento é indispensável no cotidiano escolar, mas na maioria das vezes, a escola não dispõe de recursos adequados para que se possa planejar as atividades de acordo com realidade dos alunos, de forma, que venha a ter resultados significativos no processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title As contribuições do planejamento escolar na prática docente. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-18
dc.description.abstract This study aimed to understand the contributions of school planning in practice in order to be a key tool for teachers, for school staff and the school as a whole, enabling the pedagogical actions that you want to anticipate an organized way all stages of schoolwork. Thus, the study aimed to analyze the contributions made by the school planning to improve the quality of pedagogical action developed in the classroom; Identify teachers' conceptions of planning; Understand the importance of planning in the classroom and daily life; Map forms of planning used by the teacher in the classroom. Thus, it was initially performed a literature in which it can rely on the theoretical contributions of authors like Fusari (2008); Freire (1986); Gandin (2008); Goncalves (2001); Lakatos (1991); Libaneo (1994); Luckesi (2001); Moran (2000); Moretto (2007); Moyses (2006); Novoa (1992); Padilla (2001); Piletti (2003); Schmitz (2000); Vasconcellos (1995); Veiga (2004), among others. Then an exploratory field research was conducted in a qualitative approach, with 03 (three) teachers and 01 (one) teacher, from kindergarten and elementary school, a public school in the municipality of the city of Cachoeira dos Indios - PB, so that they could better understand the importance of planning in teaching practice. The subjects participated in a conference related to the theme, expressing his views and school planning practices, highlighting their impact on classroom everyday, the challenges faced in the planning process and the search for alternatives to improve teaching practice. The results show that there are still many challenges to be overcome in relation to planning, as it was observed that educators understand that planning is essential in everyday school life, but most of the time, the school does not have adequate resources so that they can plan activities according to the students' reality, so that will have significant results in the process of teaching and learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5029
dc.date.accessioned 2019-07-24T11:54:36Z
dc.date.available 2019-07-24
dc.date.available 2019-07-24T11:54:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Planejamento escolar - didática pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Organização do trabalho pedagógico pt_BR
dc.subject School planning - didactics pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Organization of pedagogical work pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Mécia Gonçalves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contributions of school planning in teaching practice. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Mécia Gonçalves. As contribuições do planejamento escolar na prática docente. 2016. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta