DSpace/Manakin Repository

A importância da parceria família e escola na aprendizagem dos educandos campo do município de Santa Helena-PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 NOVIKOFF, Cristina.
dc.contributor.advisor1ID NOVIKOFF, C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7039307262566253 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES , Rosimar Alves dos Santos.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Francisco de Loiola.
dc.description.resumo Este trabalho discute a relação entre escola e família e seu impacto na aprendizagem dos alunos. Apresenta como temática a importância entre a parceria família e escola nas escolas do campo. Tem como objetivo geral discutir sobre a importância da interação família-escola no processo de ensino aprendizagem dos educandos do campo. A ancoragem teórica se deu a partir de Taciana Mirna Sambrano (2014), Maria Carmem Silveira Barbosa (2012) e de uma revisão bibliográfica complementar envolvendo a temática da formação de professor. A metodologia adotada para a pesquisa consistiu na revisão bibliográfica e pesquisa de campo com abordagem qualitativa de caráter exploratório junto a escola publica no município de Santa Helena, no estado da Paraíba. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras da escola fundamental no campo. A coleta de dados foi feita através de entrevista semiestruturada com resultado indicando a importância da participação da família no desempenho escolar de seus estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A importância da parceria família e escola na aprendizagem dos educandos campo do município de Santa Helena-PB. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-18
dc.description.abstract This work discusses the relationship between school and family and their impact on student learning. It presents as its theme the importance of the partnership between family and school in school’s field. Its general objective is to discuss about the importance of family-school interaction in the teaching process students' learning field. The theoretical anchor took from Taciana Mirna Sambrano (2014), Maria Carmen Silveira Barbosa (2012) and a complementary literature review involving the issue of teacher training. The methodology adopted for this research was a literature review and field research with qualitative approach exploratory next to public school in the city of St. Helena, in the state of Paraiba. The study subjects were three teachers from elementary school in the field. The data collection It was made by semi structured interview with results indicating the importance of family involvement the academic performance of their students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5044
dc.date.accessioned 2019-07-24T15:02:03Z
dc.date.available 2019-07-24
dc.date.available 2019-07-24T15:02:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relação - família e escola pt_BR
dc.subject Família e escola pt_BR
dc.subject Educandos do campo pt_BR
dc.subject Ensino - município de Santa Helena-Paraíba pt_BR
dc.subject Aprendizagem - interação família na escola pt_BR
dc.subject Relationship - family and school pt_BR
dc.subject Family and school pt_BR
dc.subject Country learners pt_BR
dc.subject Education - municipality of Santa Helena-Paraíba pt_BR
dc.subject Learning - family interaction at school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Maria de Fátima Parnaíba.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of the family-school partnership in the learning of the field students of Santa Helena-PB. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Maria de Fátima Parnaíba. A importância da parceria família e escola na aprendizagem dos educandos campo do município de Santa Helena-PB. 2016. 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta