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Um modelo de monitoria proativa para disciplinas introdutórias de programação.

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dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4597818459210098 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GUERRERO, Dalton Dario Serey.
dc.contributor.advisor1ID GUERRERO, D. D. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2050632960242405 pt_BR
dc.contributor.advisor2 FIGUEIREDO, Jorge César Abrantes de.
dc.contributor.advisor2ID FIGUEIREDO, J. C. A. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/1424808046858622 pt_BR
dc.contributor.referee1 ANDRADE, Wilkerson de Lucena.
dc.contributor.referee1ID ANDRADE, W. L. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3697205933296303 pt_BR
dc.contributor.referee2 BITTENCOURT, Roberto Almeida.
dc.contributor.referee2ID BITTENCOURT, R. A. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6148546666142551 pt_BR
dc.description.resumo No modelo de monitoria tradicional, os monitores divulgam os horários de atendimento e ficam à espera de um contato dos alunos. Por parte do aluno, o surgimento de uma dúvida o leva à ação de procurar um monitor, resultando em uma interação. Por parte dos monitores, se o número de interações for baixo, isto é, se houver uma baixa procura, os monitores não possuem iniciativas para atrair os alunos e tendem a ficar ociosos. Em disciplinas que exigem a realização constante de exercícios práticos, como em programação, o suporte da monitoria é importante no apoio aos estudantes com dificuldades de aprendizagem. Neste trabalho, propomos um modelo de monitoria proativa para ser implantado em disciplinas introdutórias de programação. O propósito do modelo é fazer da monitoria um serviço dinâmico e acessível que permita aos alunos receberem orientações a qualquer momento e onde estiverem, através de uma conexão com a internet. O modelo pretende criar mais interações entre aluno e monitor através do envolvimento em atividades que promovam, algumas vezes de maneira descontraída, a prática constante de exercícios de programação. Ao final do estudo, encontramos indícios de que o aumento da disponibilidade dos monitores para atenderem via web elevou o número de interações com os alunos, e a realização de atividades promovidas para incentivar a prática de exercícios conseguiu estimular não apenas os estudantes que usaram a monitoria, mas muitos dos que não usaram, participaram dos eventos criados pelos monitores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Um modelo de monitoria proativa para disciplinas introdutórias de programação. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-31
dc.description.abstract In the traditional monitoring model, the monitors announce the hours of attendance and are waiting for a contact from the students. On the part of the student, the emergence of a doubt leads him to the action of looking for a monitor, resulting in an interaction. On the part of the monitors, if the number of interactions is low, that is, if there is a low demand, the monitors have no initiatives to attract students and tend to stay idle. In subjects requiring constant practice exercises, such as programming, monitoring support is important in supporting students with learning difficulties. In this work, we propose a proactive monitoring model to be implemented in introductory programming disciplines. The purpose of the model is to make monitoring a dynamic and accessible service that allows students to receive guidance whenever and wherever they are through an internet connection. The model aims to create more interactions between student and monitor through involvement in activities that promote, sometimes in a relaxed way, the constant practice of programming exercises. At the end of the study, we found evidence that increasing the availability of the monitors to attend via web increased the number of interactions with the students and the activities promoted to stimulate the practice of exercises managed to stimulate not only the students who used monitoring, but many who did not, attended the events created by the monitors. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5051
dc.date.accessioned 2019-07-24T16:50:52Z
dc.date.available 2019-07-24
dc.date.available 2019-07-24T16:50:52Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Monitoria Proativa pt_BR
dc.subject Programação Introdutória pt_BR
dc.subject Incentivo à Prática de Programação pt_BR
dc.subject Interação entre Aluno e Monitor pt_BR
dc.subject Educação e Computação pt_BR
dc.subject Proactive Monitoring pt_BR
dc.subject Introductory Programming pt_BR
dc.subject Encouraging Programming Practice pt_BR
dc.subject Student and Monitor Interaction pt_BR
dc.subject Education and Computing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Sormany Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A proactive monitoring model for introductory programming disciplines pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Sormany Silva. Um modelo de monitoria proativa para disciplinas introdutórias de programação. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5051 pt_BR


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