DSpace/Manakin Repository

Formação docente: relações entre saberes, identidade e profissão.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.advisor1ID ARAUJO, E. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS , Alzair dos.
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, Rosimar Gomes.
dc.description.resumo O presente trabalho cujo tema é formação docente: relações entre saberes, identidade e profissão, compreende uma reflexão sobre a formação docente. E tem como objetivo geral: analisar as relações entre saberes, identidade e profissão na formação docente no curso de pedagogia. E como objetivos específicos: identificar como são construídos os saberes docentes e a identidade profissional; investigar quais saberes são obtidos e identidades construídas no decorrer do curso de formação; verificar as contribuições da relação teoria e prática na formação de saberes docentes. Para a realização do trabalho optamos por uma pesquisa bibliográfica dialogando com autores como Imbernón (2006), Perrenoud (2002), Tardif (2007), entre outros. E uma pesquisa exploratória, através de um questionário voltado para 5 professores formados em Pedagogia que estivessem atuando na sala de aula. Dessa forma foi possível compreender que no Curso de Pedagogia dar-se destaque aos conteúdos e pouca importância às atitudes, experiências, trajetória familiar e escolar. Nesta perspectiva, a formação docente é complexa e sua construção de identidades e saberes deve acontecer de forma dinâmica e constante, levando em consideração os saberes da formação, os saberes da disciplina, os saberes curriculares e os saberes experiências. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação docente: relações entre saberes, identidade e profissão. pt_BR
dc.date.issued 2015-11-30
dc.description.abstract This work whose theme is Teacher Training: Relations between Knowledge, Identity and Occupation, comprises a reflection on teacher training. And has the general objective: to analyze the relationship between knowledge, identity and profession in teacher training in the pedagogy course. And the following objectives: identify how teaching knowledge and professional identity are built; investigate what knowledge is obtained and identities constructed during the training course; verify the contributions of the relationship between theory and practice in teacher education knowledge. To carry out the work we chose a literature in dialogue with authors such as Imbernon (2006), Perrenoud (2002), Tardif (2007), among others. And an exploratory research through a questionnaire facing five teachers trained in pedagogy they were acting in the classroom. Thus it was possible to understand that the School of Education to give prominence to content and little importance to the attitudes, experiences, family and school life. In this perspective, teacher training is complex and construction of identities and knowledge should happen dynamically and steadily, taking into account the training knowledge, discipline the knowledge, curriculum knowledge and experience knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5052
dc.date.accessioned 2019-07-24T17:09:12Z
dc.date.available 2019-07-24
dc.date.available 2019-07-24T17:09:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Professores - Formação pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Identidade profissional pt_BR
dc.subject Professor crítica - reflexivo pt_BR
dc.subject Teachers - Training pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Pedagogy pt_BR
dc.subject Professional Identity pt_BR
dc.subject Critical Teacher - Reflective pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Mayara Pinheiro da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teacher training: relations between knowledge, identity and profession. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Mayara Pinheiro da. Formação docente: relações entre saberes, identidade e profissão. 2015. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta