DSpace/Manakin Repository

A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CARVALHO, V. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7346912746105124 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, José Amiraldo Alves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Edilson Leite da.
dc.contributor.referee2 AMARAL, Gerlaine Belchior.
dc.description.resumo Esta monografia apresenta o registro de estudo exploratório sobre os recursos midiáticos e suas influências na prática do ensino infantil, com o objetivo de mapear algumas formas de contribuição e aplicação desses recursos no processo de ensino e aprendizagem. Foram abordados temas que apontam para a efetivação das práticas pedagógicas, por meio do uso das tecnologias e dos recursos midiáticos, destacando os desafios enfrentados pelos docentes, as metodologias inerentes ao trabalho com a infância, suas descobertas e aprendizagens com a utilização das mídias. O estudo teórico foi realizado a partir das contribuições de autores como Libâneo (1998-2007); Neves (2005); Moram (2005); Carneiro (2005); David (1999); Kenski (2007), entre outros. O estudo de campo foi realizado com a colaboração de quatro (04) docentes da rede pública de ensino da cidade de Cajazeiras, onde se buscou compreender através da exposição de suas falas, como os recursos midiáticos têm possibilitado o ensino e aprendizagem do aluno, considerando suas estratégias, projetos, formação continuada e temas considerados relevantes no desenvolvimento de suas ações docentes. A coleta de dados feita a partir de uma entrevista semiestruturada, cujos resultados indicaram que a prática deve estar voltada para uma perspectiva de construção de conhecimentos mediante a utilização dos recursos disponibilizados pelo avanço da ciência e das tecnologias, que são somadas aos recursos midiáticos introduzidos desde os ambientes familiares, as práticas de entretenimento, como no ambiente escolar, atuando de modo essencial nas ações educativas exigidas pelo contexto social contemporâneo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-19
dc.description.abstract This monograph presents a brief survey about the media resource and its influences on children's education practice, aiming to map some forms of contribution and application of these resources in the teaching and learning process. The themes that were addressed point to the effectiveness of pedagogical practice, through the use of technologies and media resources, highlighting the challenges faced by teachers, methodologies inherent in working with children, their findings and learning with the use of media. The theoretical study was drawn from the contributions of authors such as Libâneo (1998-2007); Neves (2005); Moram (2005); Carneiro (2005); David (1999); Kenski (2007), among others. The field study was carried out with the collaboration of four (04) teachers from public schools in Cajazeiras city, which sought to understand through exposure of their speech, how media resources have enabled teaching and student learning, considering their strategies, projects, continuing education and themes considered relevant in developing their teaching actions. Data collection made from a semi-structured interview, the results indicated that the practice should be facing a knowledge construction perspective through the use of resources made available by the advance of science and technology, which are added to media resources introduced since family environments, entertainment practices, and in the school environment, working in an essential manner in the educational actions required by the contemporary context. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5054
dc.date.accessioned 2019-07-24T17:31:55Z
dc.date.available 2019-07-24
dc.date.available 2019-07-24T17:31:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Recursos midiáticos pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Media Resources pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARVALHO, Viviane Tavares de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The influence of media resources used in the teaching-learning process of early childhood education. pt_BR
dc.identifier.citation CARVALHO, Viviane Tavares de.A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil. 2016. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta