DSpace/Manakin Repository

Os recursos do PDDE e as prioridades definidas pela escola.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CEZARIO, F. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4116713979489988 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, F. C. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5916201171567416 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTIAGO, Stella Márcia de Morais..
dc.contributor.referee2 LIMA, Maria Janete de.
dc.description.resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar quais são as prioridades definidas em relação aos recursos do PDDE, além de investigar as concepções dos membros sobre as prioridades escolares em face aos desafios diante das exigências da legislação educacional. A técnica utilizada para a coleta dos dados foi a entrevista semi-estruturada. Assim, elaboramos um roteiro de questões que, conforme a necessidade, foram incorporadas outras durante a sua realização. Desse modo, a partir dos relatos textuais dos membros do conselho escolar em uma escola pública, percebemos que o financiamento das politicas educacionais do PDDE é um instrumento relevante para a escola. Os recursos do PDDE são para o custeio dos materiais e não podem ser aplicados no pagamento do salário dos professores. Nesse sentido, entendemos que os membros do conselho são quem definem as prioridades através de reuniões nais quais todos os membros podem indicar as necessidades mais urgentes da escola. A presidenta do conselho escolar priorizou mais os materiais pedagógicos para a sala de aula, buscando melhorar o ensino dos alunos; enquanto o secretário do conselho destaca como prioridades materias de expediente, de limpeza e os materias permanentes para a secretária da escola. As prestações de contas dos recursos recebidos eram realizadas, inicialmente, pela prefeitura, a qual envia os dados online para o FNDE. A fiscalização das contas do conselho escolar também era acompanhada pelo Tribunal de Contas dos Municípios e os teóricos base da pesquisa (ADRIÃO; PERONI, 2007), (ARENDT, 2008), (BASSI, 2011), (BOGDAN; BIKLEN, 1994), (RIBERO, 2007), (SANTOS, 2003), (SOUSA, 2015), (SOUSA, 2012). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Os recursos do PDDE e as prioridades definidas pela escola. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This Work of Conclusion of Course (TCC) has as objective analyze what are the priorities defined by the school council in relation to resources of the PDDE, beyond of investigate the conceptions of the members of the school council about the school priorities in face to the challenges of school council against of the exigency of educational legislation. The technique used for the collect of the data was the semi-structured interview. Like this, we elaborate a guide of questions that, according to the necessity, have been incorporated others during their realization. Thus, from the of the text reports of the members of the school council in a public school, we realized that the funding of the educational policies of the PDDE is an important instrument for the school. The resources of the PDDE are for the defrayment of the materials and cannot be applied in the pay of the salary of the teachers. In this sense, we understand that the members of the council are who define the priorities through of reunions in which all members can indicate the necessities most urgent of the school. In this investigation, we find that the president of the school council prioritized more the pedagogical materials for the classroom, seeking to improve the teaching of the pupils; while the secretary of the council detach as priorities materials of expedient, of cleaners and permanent materials for the secretary of the school. We find still that the instalments of account of the resources received were realized, initially, by the prefecture, which sends the data online for FNDE. The oversight of the accounts of the school council was also accompanied by the tribunal of accounts of the Municipalities theoretical basis and research (ADRIÃO; PERONI, 2007), (ARENDT, 2008), (BASSI, 2011), (BOGDAN; BIKLEN, 1994), (RIBERO, 2007), (SANTOS, 2003), (SOUSA, 2015), (SOUSA, 2012). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5059
dc.date.accessioned 2019-07-25T10:01:51Z
dc.date.available 2019-07-25
dc.date.available 2019-07-25T10:01:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Política educacional pt_BR
dc.subject Conselho escolar pt_BR
dc.subject PDDE pt_BR
dc.subject Educational politics pt_BR
dc.subject School board pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CEZARIO, Francisco Orlando.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative PDDE resources and school-defined priorities. pt_BR
dc.identifier.citation CEZÁRIO,Francisco Orlando. Os recursos do PDDE e as prioridades definidas pela escola. 2015. 34 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta