DSpace/Manakin Repository

Professoras do ensino fundamental e as diferenças etnicorraciais no contexto escolar.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTOS, Risomar Alves dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.referee2 SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
dc.description.resumo O presente estudo tem por objetivo analisar o trabalho docente em relação a temática diversidade étnicorracial no Ensino Fundamental I e, também, discutir como o estudo das diversidades podem colaborar no desenvolvimento das crianças. Sabe-se que uma educação voltada para o conhecimento da diversidade cultural promoverá melhor desempenho e desenvolvimento da população em geral e da negra especialmente, tendo em vista que o currículo escolar ainda está voltado para uma única cultura, a europeia, sem reconhecer a importância da História e da Cultura africana. A escola é um lugar de diversidades e a educação não pode assumir um modelo que privilegia apenas os brancos e inferioriza os negros. Assim, é importante que os professores estejam preparados para os desafios que assolam a sala de aula no cotidiano, bem como assumam posturas que diante de uma situação preconceituosa faça a diferença, tanto para romper com essas situações, como para fortalecer quem sofreu o preconceito. Esse estudo utilizou a pesquisa bibliográfica e também a descritiva, as quais segundo Oliveira (2008) permitem uma maior identificação do problema. Com relação a teoria, baseado-nos em autores que tratam da temática como: Silva (1995), Cavaleiro (2007), Mununga ( 2005), entre outros para melhor compreendermos a temática. Como resultados, percebemos que apesar de algumas professoras mencionarem o tema em suas práticas pedagógicas, muito ainda precisam avançar para que realmente sejam contempladas, no contexto escolar, as diferenças etinicorraciais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Professoras do ensino fundamental e as diferenças etnicorraciais no contexto escolar. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-03
dc.description.abstract This study aims to analyze the teaching in relation to the theme: étnicorracial Diversity in Elementary Education I. As also discuss about the study of diversity and how it can assist in the development of children. It is known that an education for the knowledge of cultural diversity will promote better performance and development of the general population and the black especially considering that the school curriculum is still facing a unique culture, European, without recognizing the importance History and African Culture. In this sense, the school is a place of diversity and education can not take an archaic model that favors only the whites and inferior blacks. It is noteworthy that it is important that teachers are prepared for the challenges that plague the classroom, especially in everyday life. So, they take conciliatory stance, given the situation that present themselves daily and that way make a difference, to break through the barrier of prejudice and racial discrimination. Because only then we will have a more democratic and egalitarian school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5060
dc.date.accessioned 2019-07-25T10:24:52Z
dc.date.available 2019-07-25
dc.date.available 2019-07-25T10:24:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Preconceito racial pt_BR
dc.subject Ensino fundamental I pt_BR
dc.subject Diversidade etinicorracial pt_BR
dc.subject Sala de aula - diferenças etinicorraciais pt_BR
dc.subject Racial prejudice pt_BR
dc.subject Elementary school I pt_BR
dc.subject Ethinicorracial Diversity pt_BR
dc.subject Classroom - Ethnicorracial Differences pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Aline Geane Viana da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Elementary school teachers and ethnic-racial differences in the school context. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Aline Geane Viana da. Professoras do ensino fundamental e as diferenças etnicorraciais no contexto escolar. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta