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Concepções e práticas pedagógicas na educação infantil sob a perspectiva de professoras.

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dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS , Elzanir dos.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Belijane Marques.
dc.description.resumo Este trabalho fundamenta-se na perspectiva de professores da Educação Infantil. O interesse por pesquisá-lo surgiu a partir das atividades realizadas no Estágio em Educação Infantil, quando vivenciamos por alguns dias experiencias que reafirmaram a importância do professor de Educação Infantil e sua prática em sala de aula. Para analisarmos este tema fizemos o seguinte questionamento: Qual o significado da infância no processo de desenvolvimento educacional da criança, e como os professores tem contribuído para este desenvolvimento? Deste modo, para responder a esta inquietação elaboramos os seguintes objetivos para viabilizar esta pesquisa: Analisar concepções e práticas pedagógicas na Educação Infantil na perspectiva de professoras; Refletir o papel educacional de professoras no trabalho direcionado à infância e Identificar a concepção de professoras da Educação Infantil sobre formação, infância, aprendizagem e currículo. A escola de educação infantil, e principalmente a sala de aula, é um espaço privilegiado onde acontecem as mais diversas possibilidades de interação e conhecimento do novo. Por isso a necessidade de um conhecimento aprofundado acerca da infância seus anseios, por parte do professor. Isto pode proporcionar uma esfera maior de possibilidades nas atividades de educação infantil, incluindo aspectos como o bom relacionamento, a afetividade, a colaboração a comunicação dentre outros. Sendo assim, para que o professor possa compreender tais aspectos é necessário uma boa formação direcionada para a compreensão do que é ser criança, o que ela precisa aprender, para se desenvolver enquanto tal. Nos procedimentos metodológicos apresentamos a coleta de dados através de uma entrevista semiestruturada, gravada, bem como contextualização da escola e dos sujeitos da pesquisa, apresentamos os instrumentos de coleta das informações e os procedimentos para a análise dos dados. Deste modo, ao ler as respostas das educadoras e confrontando com os autores, percebemos o quão significativo é o papel do professor no direcionamento escolar. Assim, propomos aos educadores comprometimento com a sua formação para que seja possível transformar a prática atual, como também reestruturar as suas metodologias para que possa transcorrer de forma apropriada o processo de ensino e aprendizagem infantil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Concepções e práticas pedagógicas na educação infantil sob a perspectiva de professoras. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This work is based on the teachers' perspective of early childhood education. Interest in research it emerged from the activities carried out in Stage in Early Childhood Education, when experienced for a few days experiences which reaffirmed the importance of the teacher of early childhood education and practice in the classroom. To analyze this issue made the following question: What does the child in the educational development process of the child, and how teachers have contributed to this development? Thus, to address this concern we developed the following objectives to enable this research: Analyze pedagogical conceptions and practices in early childhood education from the perspective of teachers; Reflect the educational role of teachers in the work directed to children and identify the design of teachers from kindergarten on children, learning and curriculum. The school of early childhood education, and especially the classroom, is a privileged space which hosts the most diverse possibilities of interaction and knowledge of the new. Hence the need for a thorough knowledge of childhood their concerns on the part of the teacher. This can provide a greater range of possibilities in early childhood activities, including aspects such as good relationships, affection, collaboration communication among others. So, for the teacher to understand these aspects is necessary a good training directed to the understanding of what being a child, she must learn to develop as such. In methodological procedures present the data collection through a semi-structured interview, recorded, and contextualization of the school and of the research subjects, we present the information collection instruments and procedures for data analysis. Thus, when reading the responses of teachers and confronting with the authors, we realize how significant is the role of teachers in the school direction. Therefore, we propose the commitment educators with their training so that you can change the current practice, as well as restructure their methodologies so you can spend as appropriate teaching and children's learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5062
dc.date.accessioned 2019-07-25T11:05:50Z
dc.date.available 2019-07-25
dc.date.available 2019-07-25T11:05:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Ensino - Aprendizagem pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Teaching - Learning pt_BR
dc.subject Childhood pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Djaiany Nóbrega Barbosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conceptions and pedagogical practices in early childhood education from the perspective of teachers. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Djaiany Nóbrega Barbosa. Concepções e práticas pedagógicas na educação infantil sob a perspectiva de professoras. 2015. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


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