DSpace/Manakin Repository

As duas faces: a construção da imagem pública de Wilson Braga em jornais paraibanos (1980-1986).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0284103359166141 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, E. C. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9483143620752293 pt_BR
dc.contributor.referee1 AIRES, José Luciano de Queiroz.
dc.contributor.referee1ID AIRES, J. L. Q. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2038792803917117 pt_BR
dc.contributor.referee2 ADILSON FILHO, José.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como interesse central a realização de uma pesquisa em jornais a fim de investigar diferentes construções da imagem pública de Wilson Braga, especialmente ao longo das eleições de 1982 e 1986, período onde o político disputou duas eleições: a de Governador e a de Senador, respectivamente. Nesses dois pleitos o citado político passa de um estado de consagração da sua imagem pública, com uma esmagadora vitória em 1982, a um estado de completa frustração, em virtude da derrota em 1986, vista como surpreendente em função da sua posição política na Paraíba. Visa investigar, assim, como foi sendo fabricada as imagens de Wilson Braga em diferentes veículos de comunicação, como os jornais A União, Gazeta do Cariri, Jornal da Paraíba e Diário da Borborema, propondo refletir sobre a existência de guerras de imagens no cenário político paraibano da década de 1980, onde o político ora é apresentado a partir de um perfil de aceitação popular e ora é descrito como um político de medidas impopulares. Para além dessas imagens veiculadas na mídia, a pesquisa também buscou analisar como Wilson Braga construiu um perfil de si, tomando como referência atos de posse, livros produzidos pelo político, bem como a sua movimentação atual em sites de redes sociais, como o facebook. Para analisar essa questão da fabricação de Wilson na imprensa paraibana, tomamos como referência autores como Burke (1994), que faz um importante estudo no campo da história política sobre a imagem p ública de Luís XIV, “O Rei Sol” e Gomes (2004), que discorre sobre o conceito de imagem pública na atualidade, bem como sobre as performances que os diferentes atores políticos assumem durante um período crucial na história brasileira, que é a retomada das bases democráticas através do exercício do voto direto para governador em 1982. Nesse sentido, Verificamos como o político Wilson Braga recebeu conotações diferenciadas de acordo com cada veículo de comunicação, assumindo perfis que caminha entre a ideia de político do povo e anti-povo ou entre a ideia de ser ele um político de práticas inovadoras ou ultrapassadas. Percebemos ainda a aproximação de Wilson com alguns jornais paraibanos, como é o caso do Jornal da Paraíba e do Gazeta do Cariri, bem como a utilização do Projeto Canaã para construção do marketing de Wilson Braga como um político nordestino que não mede esforços para ajudar a população mais carente do Estado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.subject.cnpq Comportamento político pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências humanas pt_BR
dc.title As duas faces: a construção da imagem pública de Wilson Braga em jornais paraibanos (1980-1986). pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This work is mainly carries out a research in newspapers to investigate different constructions of the public image of Wilson Braga, especially along the 1982 and 1986 elections, a period where the political played two elections: the Governor and Senator, respectively. In both elections the political quoted just a state of consecration of his public image, with a landslide victory in 1982, a state of complete frustration, because of the defeat in 1986, it seems as surprising in light of their political position in Paraíba. Aims to investigate as well, as was being manufactured Wilson Braga images in different media, such as newspapers A União, Gazeta do Cariri, Jornal da Paraíba and Jornal da Borborema, proposing reflect on the existence of image wars on the political scene Paraiba 1980s, where political herein is presented from a popular acceptance profile and, sometimes described as a political unpopular measures. Beyond these images broadcast by the media, the survey also sought to analyze how Wilson Braga built a profile of himself with reference to acts of possession, books produced by political as well as your current drive on social networking sites like Facebook. To analyze this question of Wilson manufacture in Paraiba press we as authors reference as Burke (1994), which is an important study in the field of political history on the public image of Louis XIV, "The Sun King", and Gomes (2004) that discusses the concept of public image today, as well as the performances that the different political actors assume during a crucial period in Brazilian history, which is the resumption of a democratic basis, through the exercise of direct vote for governor in 1982. In this sense verified as political Wilson Braga received different connotations according to each communication vehicle, assuming a profile that goes between the idea of people's political and anti-people or between the ideas of being a political innovative or with outdated practices. We still see the approach of Wilson with some Paraíba newspapers, such as the Jornal da Paraíba and Gazeta do Cariri, and the use of Canaan Project for the construction of Wilson Braga marketing as a Northeastern politician who strives to help poorest state population. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/506
dc.date.accessioned 2018-04-26T20:41:25Z
dc.date.available 2018-04-26
dc.date.available 2018-04-26T20:41:25Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject História política pt_BR
dc.subject Imagem pública pt_BR
dc.subject Wilson Braga pt_BR
dc.subject Políticos Paraibanos
dc.subject Construção de imagem pública - político
dc.subject Fabricação de imagem
dc.subject Imprensa Paraibana
dc.subject Jornal A União
dc.subject Jornal Gazeta do Cariri
dc.subject Jornal Diário da Borborema
dc.subject Jornal da Paraíba
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Josenildo Marques da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, J. M. da. As duas faces: a construção da imagem pública de Wilson Braga em jornais paraibanos (1980-1986). 133 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/506 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta