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Motivação no serviço público: estudo de caso com servidores técnico-administrativos em educação.

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dc.creator.ID ARAÚJO, N. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2703243946301150 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, José Irivaldo Alves de Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. I. A. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8980645523068866 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA FILHO, Gilvan Dias de.
dc.contributor.referee2 SÁ, Lays Andrade de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espgestaopolpubCDSA.2017.tccmon.araujo
dc.description.resumo Considerando a grande importância do fator humano para o bom desempenho das organizações, o presente trabalho tem por objetivo investigar se os servidores Técnicoadministrativos em Educação da Universidade Federal de Campina Grande, campus Sumé- PB, encontram-se motivados para desempenhar suas atividades. Elaborou-se o trabalho tomando como ponto de partida a exposição do significado de motivação e delinearam-se algumas das principais teorias que envolvem a temática. A metodologia é do tipo exploratório-descritiva, tem caráter quantitativo e optou-se pela técnica de estudo de caso com aplicação de questionário, com a finalidade de constatar os fatores motivacionais e higiênicos presentes e/ou ausentes no âmbito de trabalho. Para a interpretação dos dados, foi adotada a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg. Mais da metade dos entrevistados considerou que os seguintes fatores motivacionais estão presentes: “trabalho compatível com as atribuições do cargo”, “nível de responsabilidade do cargo”, “reconhecimento pelo trabalho executado” e “realização profissional com o trabalho que executa”. Citaram como fatores higiênicos presentes: “ambiente de trabalho favorável ao desenvolvimento das atividades”, “bom relacionamento com os colegas e chefia imediata” e “remuneração compatível com as atribuições do cargo”. E fatores extrínsecos a serem melhorados: “redução da carga-horária de trabalho”, “maior qualidade de vida no ambiente laboral”, “capacitação do servidor” e “tratamento equânime”. A partir dos dados coletados, deduz-se que pelo menos maioria encontra-se satisfeita com o trabalho, ao mesmo tempo em que se pôde direcionar a Gestão de Recursos Humanos quanto às ações que podem ser tomadas a fim de estabelecer um ambiente propício à motivação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Motivação no serviço público: estudo de caso com servidores técnico-administrativos em educação. pt_BR
dc.date.issued 2017-06-21
dc.description.abstract Considering the great importance of the human factor for the good performance of organizations, the present study aims to investigate whether the Technical-administrative Servants in Education of the Federal University of Campina Grande, Campus Sumé-PB, are motivated to carry out their activities. The work was elaborated taking as starting point the exposition of the meaning of motivation and some of the main theories that surround the theme were delineated. The methodology is exploratory-descriptive, has a quantitative character and it was chosen by the technique of case study with application of questionnaire, in order to verify the motivational and hygienic factors present and / or absent in the scope of work. For the interpretation of the data, Herzberg's Two Factor Theory was adopted. More than half of the interviewees considered that the following motivational factors are present: "work compatible with the duties of the position", "level of responsibility of the position", "recognition for the work performed" and "professional achievement with the work performed". They cited hygienic factors present: "work environment favorable to the development of activities", "good relationship with colleagues and immediate leadership" and "compensation compatible with the duties of the position." And extrinsic factors to be improved: "reduction of workload", "higher quality of life in the work environment", "server training" and "equal treatment". From the data collected, it can be deduced that at least the majority is satisfied with the work, at the same time that it was possible to direct the Human Resources Management regarding the actions that can be taken in order to establish an environment conducive to motivation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5073
dc.date.accessioned 2019-07-25T13:13:07Z
dc.date.available 2019-07-25
dc.date.available 2019-07-25T13:13:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Serviço Público pt_BR
dc.subject Servidor Público pt_BR
dc.subject Fatores motivacionais pt_BR
dc.subject Public service   pt_BR
dc.subject Public server   pt_BR
dc.subject Motivational factors pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Najara Medeiros de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Motivation in the public service: case study with technical administrative staff in education. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Najara Medeiros de. Motivação no serviço público: estudo de caso com servidores técnico-administrativos em educação. 2017. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Gestão das Políticas Públicas, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5073 pt_BR


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