DSpace/Manakin Repository

Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.referee2 BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
dc.description.resumo Esta monografia tem como questão de pesquisa: Como vem sendo construída a identidade profissional dos professores da Educação Infantil? E para responder a esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: Analisar o processo de construção da identidade profissional de educadores da Educação Infantil; identificar o perfil do profissional que atua na Educação Infantil; refletir as mudanças ocorridas com relação à identidade profissional de professores da educação infantil; discutir a presença do professor do sexo masculino na Educação Infantil. A discussão da identidade profissional do professor de Educação Infantil tem sido alvo de inúmeras reflexões em diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, estudarmos essa temática nos possibilitou um olhar diferenciado para essa questão, pois conseguimos algumas pistas para pensarmos a construção da identidade docente, considerando as especificidades da sua função e de como ele é visto pela sociedade para que ele possa se enxergar nesse lugar de educador infantil. Na metodologia trabalhamos a pesquisa qualitativa a partir de uma entrevista semiestruturada, considerando o estudo de caso com um professor, do gênero masculino, que trabalha em sala de aula de Educação Infantil. Concluímos que este trabalho, ao priorizar a construção da identidade docente dos educadores da Educação Infantil, permite compreender os desafios que se coloca na sociedade contemporânea cotidianamente, sobretudo no que diz respeito ao reconhecimento desse sujeito enquanto um profissional com saberes e fazeres específicos no contexto educacional. Assim, podemos dizer que as mudanças ocorridas na Educação Básica proporcionaram avanços significativos no que se refere aos aspectos específicos da profissionalização dos educadores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2016-09-27
dc.description.abstract This monograph has as research question: How is being constructed the professional identity of teachers of Early Childhood Education? And to answer this question we elaborated the following objectives: Analyze the construction process of professional identity of the teachers of Early Childhood Education; identify the profile of professionals who work in Early Childhood Education; reflect the changes occurred in relation to the professional identity of teachers of Early Childhood Education; discuss the presence of male teachers in Early Childhood Education. The discussion of teacher professional identity of Early Childhood Education has been the subject of numerous reflections in different areas of knowledge.Thus, studying this thematic enabled us a different look at this issue, because we got some clues to think about the construction of teacher identity, considering the specifics of their function and how it is seen by societyso he can see you in that place of childhood educator. In the methodology we work qualitative research from a semi-structured interview, considering the case study with a teacher, of the male gender, who works in Early Childhood Education classroom. We conclude that this work, to prioritize the construction of the professional identity of teachers of early childhood education, enables us to understand the challenges that arises in contemporary society routinely, especially with regard to the recognition of this subject as a professional with knowledge and practices specific in the educational context.So, we can say that the changes in the Basic Education afforded significant advances in relation to specific aspects of professional educators. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5094
dc.date.accessioned 2019-07-26T10:42:08Z
dc.date.available 2019-07-26
dc.date.available 2019-07-26T10:42:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educadores - educação infantil pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Identidade profissional - educador pt_BR
dc.subject Professores - educação infantil pt_BR
dc.subject Educação - crianças pt_BR
dc.subject Educators - Early Childhood Education pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Professional Identity - Educator pt_BR
dc.subject Teachers - Early Childhood Education pt_BR
dc.subject Education - Children pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DUNGA, Elisabete Rodrigues.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Caregiver or educator: the search for (re) building the identity of early childhood educators. pt_BR
dc.identifier.citation DUNGA, Elisabete Rodrigues. Cuidador ou educador: a busca pela (re)construção da identidade de educadores da educação infantil. 2016. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta