DSpace/Manakin Repository

A educação ambiental na visão dos alunos do ensino médio no município de Sumé, Paraíba.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CHAVES, E. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4644301156136909 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, José Ozildo dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, J. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1402817835946608 pt_BR
dc.contributor.referee1 DORNELAS, Carina Seixas Maia.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Rosélia Maria de Sousa.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espgestaopolpubCDSA.2017.tccmon.chaves
dc.description.resumo A Educação Ambiental se apresenta atualmente como uma eficaz estratégia pedagógica de prevenção às inúmeras crises ambientais que danificam o plane ta Terra. Logo, a introdução dessa temática nas escolas de ensino médio no M unicípio de Sumé PB é necessária, pois contribuirá para um futuro mais sustentável. Sendo a Educação Ambiental um instrumento de mudança de consciência dos estudantes, essa pesquisa traz como objetivos fundamentais a visão dos estudantes do 3° ano do ensino médio quanto ao ensino ambiental ofertado pela Escola Estadual Prof. José Gonçalves de Queiroz e pelo Instituto Educacional Imaculada Conceição; a existência de disparidad e de conhecimento ambiental entre os alunos e as possíveis causas dessa disparidade no preparo dos estudantes para uma consciência ambiental futura. Essa pesquisa foi realizada através de um estudo exploratório de caráter quantitativo e qualitativo. Para t anto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, trabalho de campo, com observação “in loco” da realidade vivenciada pelos estudantes, sendo feita uma coleta de dados por meio de questionários. A presente pesquisa se mostrou fundamental, pois os dados apres entados desmistificam o senso comum de que existe uma elevada disparidade de conhecimentos entre os estudantes das escolas pública e privada, além de apresentar um necessário investimento por parte dos gestores das escolas em infraestrutura, projetos e aul as ligados a Educação Ambiental e maior participação dos atores educacionais na formação ambiental dos estudantes. Sendo assim, possibilitará aos estudantes as condições necessárias para uma formação cidadã, crítica, consciente ambientalmente e multiplicad ores das práticas sustentáveis. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A educação ambiental na visão dos alunos do ensino médio no município de Sumé, Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-15
dc.description.abstract Environmental Education is currently presented as an effective pedagogical strategy to prevent the various environmental crises that damage Earth. Therefore, the introduction of this theme in high schools in the municipality of Sumé PB is necessary, as it will contribute to a more sustainable future. Being Environmental Education an instrument of consciousness change for the students, this research brings as its main goals the perception of the 3rd year high school students regarding environmental education offered by Escola Estadual Prof. José Gonçalves de Queiroz and Instituto Educacional Imaculada Conceição ; the existence of disparity of environmental knowledge among students and the possible causes of the disparity in the students' preparation for future environmental awareness. This research was carried out through an exploratory study of quantitative and qualitative character. For this, a literature search was conducted, as well as a field work with on site observation of the reality experienced by stud ents, being made a data collection through questionnaires. The present research was fundamental, since the presented data demystify the common sense that there is a high disparity of knowledge between students from public and private schools, besides prese nting a necessary investment by the school managers in infrastructure, projects and classes related to Environmental Education and a greater participation of educational actors in the environmental training of students. This way, students will be provided with the necessary conditions for citizen, critical, environmentally conscious formation and multipliers of sustainable practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5098
dc.date.accessioned 2019-07-26T12:56:02Z
dc.date.available 2019-07-26
dc.date.available 2019-07-26T12:56:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação - Ensino médio pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Política pública pt_BR
dc.subject Education - High School   pt_BR
dc.subject Environment   pt_BR
dc.subject Environmental education   pt_BR
dc.subject Public policy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CHAVES, Elaine Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education in the view of high school students in the city of Sumé, Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation CHAVES, Elaine Araújo. A educação ambiental na visão dos alunos do ensino médio no município de Sumé, Paraíba. 2017. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Gestão das Políticas Públicas, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5098 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta