DSpace/Manakin Repository

Distorção idade-série e evasão no ensino médio regular diurno na E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz entre os anos de 2010 a 2016.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MACIEL, K. M. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1812635436284935 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MENEZES, Marcus Bessa de.
dc.contributor.advisor1ID MENEZES, M. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 pt_BR
dc.contributor.referee1 NÓBREGA JÚNIOR, José Maria da.
dc.contributor.referee2 SILVA, Luiz Antônio Coelho da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espgestaopolpubCDSA.2017.tccmon.maciel
dc.description.resumo O presente trabalhou buscou analisar os alunos do Ensino Médio regular do turno diurno da E.E.E.F.M. Professor José Gonçalves de Queiroz que se encontram em situação de distorção idade-série para identificar os motivos que os levaram a atrasar o seu fluxo escolar e a taxa de abandono destes durante os anos de 2010 a 2016. Para isto foi utilizado os Resultados Finais dos anos em questão arquivados na escola, que mostraram que o número de matrículas de alunos nesta situação aumentou a cada ano, principalmente no 1º ano do Ensino Médio e que o maior número de desistência também acontece nesta etapa, sendo quase inexistente no 3º ano desta fase da educação básica. Posteriormente houve a aplicação de questionários com os alunos em distorção idade-série que estão matriculados no turno diurno no ano letivo de 2017 e que ainda estão frequentando regularmente as aulas para investigar quais motivos os levaram a atrasar o seu fluxo escolar. Através dos resultados obtidos pelos questionários foi possível concluir que o que levaram estes alunos a estarem em defasagem com relação a idade e série que estão matriculados foram as consequentes repetências e que estas foram ocasionadas pelo desinteresse deles pelo estudo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Distorção idade-série e evasão no ensino médio regular diurno na E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz entre os anos de 2010 a 2016. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-13
dc.description.abstract The present paper sought to analyze High School students, day shift, at E.E.E.F.M. Professor José Gonçalves de Queiroz, who are in situation of age-grade distortion, to identify habits of abandonment and holdback between the years 2010 to 2016. For this purpose, the "Final Results" of related years, filed at the school, were used, which showed that the number of enrollments on this situation increased each year, especially in the 1st year of High School, and that the highest dropout rate also occurs in this stage, being almost nonexistent in the 3rd year of this phase of basic education. Subsequently, questionnaires were applied with the students in age-grade distortion who are enrolled in 2017 school year, day shift, and who are still attending classes regularly to investigate what reasons led them to delay their school flow. Based on the results obtained by the questionnaires, it was possible to conclude that what led these students to be in lag about their age and grade which they are enrolled, were the consequent repetitions and these were caused by their indifference about study at all. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5103
dc.date.accessioned 2019-07-26T13:40:41Z
dc.date.available 2019-07-26
dc.date.available 2019-07-26T13:40:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Correção do fluxo escolar pt_BR
dc.subject Ensino Médio – Sumé - PB pt_BR
dc.subject Basic education   pt_BR
dc.subject School flow correction   pt_BR
dc.subject High School - Sumé - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MACIEL, Kátia Maria Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Age-grade distortion and dropout in daytime regular high school in E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz from 2010 to 2016. pt_BR
dc.identifier.citation MACIEL, Kátia Maria Pereira. Distorção idade-série e evasão no ensino médio regular diurno na E.E.E.F.M. Prof. José Gonçalves de Queiroz entre os anos de 2010 a 2016. 2017. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Gestão das Políticas Públicas, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5103 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta