DSpace/Manakin Repository

Pedagogia hospitalar: o caso do hospital universitário Bandeira de Cajazeiras-PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.description.resumo O objeto de estudo desta pesquisa é a Pedagogia Hospitalar. Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) propomo-nos a investigar a contribuição da Pedagogia no âmbito hospitalar. Tem por objetivo geral analisar o papel da Pedagogia no contexto do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) em Cajazeiras – PB, a partir do Projeto: “Integração ensino-serviço na humanização do cuidado às crianças e adolescentes hospitalizados”. E objetivos específicos: caracterizar a Pedagogia Hospitalar; averiguar as possíveis contribuições da Pedagogia na prática humanizadora no HUJB, e ainda, refletir acerca da interlocução entre as disciplinas do curso de Pedagogia e o trabalho do pedagogo no âmbito hospitalar. Quanto ao percurso metodológico este iniciou-se por meio de um levantamento bibliográfico, sendo que a etapa seguinte ocorreu por meio do estudo de caso no hospital universitário. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram algumas das crianças atendidas no HUJB (durante a vigência do Projeto de extensão) e seus acompanhantes. A abordagem foi do tipo qualitativa. Quanto aos resultados o estudo teórico nos permitiu entender que a Pedagogia Hospitalar é a consolidação dos direitos da criança e do adolescente à educação. A vivência de práticas educativas no HUJB veio ratificar que Pedagogia enquanto ciência tem muito a contribuir com o desenvolvimento da pessoa humana em qualquer contexto no qual ela se encontre, inclusive no hospital. A Pedagogia traz como contribuição ao processo de humanização a integração de novos saberes e práticas em busca de um bem comum que é a recuperação do paciente. Cada atividade desenvolvida no hospital tinha um caráter humanizador. A participação no PROBEX/ 2015 nos permitiu assegurar que para haver uma prática humanizadora nos hospitais é necessário que tal premissa faça parte da filosofia da instituição, e ainda, que haja determinação e apoio por parte da equipe gestora. No caso do HUJB, foi possível conhecer os esforços que são empreendidos na busca de uma prática hospitalar humanizada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Pedagogia hospitalar: o caso do hospital universitário Bandeira de Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.date.issued 2016-09-29
dc.description.abstract The object of study of this research is the Hospital Pedagogy. In this work of Course (TCC) we propose to investigate the contribution of Pedagogy in hospitals. It has the objective to analyze the role of pedagogy in the context of the University Hospital Júlio Bandeira (HUJB) in Cajazeiras - PB, from the Project: "Integration teaching and service in the humanization of care to hospitalized children and adolescents." And specific objectives: to characterize the Hospital Pedagogy; investigate the possible contributions of Pedagogy in humanizing practice in HUJB, and also reflect on the dialogue between the course subjects of Pedagogy and the work of the pedagogue in hospitals. As for the methodological approach this began through a literature review, the next step was a case study at the university hospital. The participants in this study were some of the children treated at HUJB (during the term of the extension project) and his companions. The approach was the qualitative type. As for the results the theoretical study allowed us to understand that the Hospital Pedagogy is the child rights consolidation and adolescent education. The experience of educational practices in HUJB came ratify that pedagogy as a science has much to contribute to the development of the human person in any context in which it is found, even in the hospital. Pedagogy has as its contribution to the humanization process of the integration of new knowledge and practices in pursuit of a common good which is the recovery of the patient. Each activity carried out in the hospital had a humanizing character. Participation in PROBEX / 2015 allowed us to ensure that there is a humanizing practice in hospitals is necessary that this premise is part of the philosophy of the institution, and also that there is determination and support from the management team. In the case of HUJB, it was possible to know the efforts that are undertaken in the pursuit of a humanized hospital practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5109
dc.date.accessioned 2019-07-26T16:46:31Z
dc.date.available 2019-07-26
dc.date.available 2019-07-26T16:46:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogia hospitalar pt_BR
dc.subject Humanização - atendimento hospitalar pt_BR
dc.subject Pedagogo - atuação em hospital pt_BR
dc.subject Hospital universitário pt_BR
dc.subject Hospital pedagogy pt_BR
dc.subject Humanization - hospital care pt_BR
dc.subject Pedagogue - acting in hospital pt_BR
dc.subject Universitary hospital pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARVALHO, Andreza Ribeiro de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Hospital pedagogy: the case of the Bandeira de Cajazeiras-PB university hospital. pt_BR
dc.identifier.citation CARVALHO, Andreza Ribeiro de. Pedagogia hospitalar: o caso do hospital universitário Bandeira de Cajazeiras-PB. 2016. 80f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta