DSpace/Manakin Repository

O processo de evasão na escola do campo: um estudo na escola Wilson Dias Cabral no município do Barro-CE.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERNANDES, M. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6051294406130379 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbregai.
dc.contributor.referee2 GALVÃO, Josias de Castro.
dc.description.resumo As escolas do campo possuem um iminente risco de fechamento, e foi a partir dessa premissa que este trabalho monográfico foi realizado. O risco constante de fechamento das escolas do campo despertou o nosso interesse de investigar e buscar descobrir os fatores que causam esse problema. É de suma importância analisar as causas e consequências do processo de fechamento de turmas/turnos/escolas do campo e o porquê que a cada ano, mais e mais escolas estão sendo fechadas. É necessária uma análise para saber o que está causando o desamparo desses centros de ensino e o que o poder público está fazendo para amenizar essa situação. O objetivo geral deste trabalho é investigar os fatores que influenciaram a evasão na Escola do Campo Wilson Dias Cabral que é localizada no município de Barro – Ceará. O caráter da pesquisa foi exploratório e descritivo, tendo sido feito um levantamento bibliográfico para o embasamento teórico a partir de leituras e fichamentos de textos, livros, artigos, dissertações, revistas eletrônicas e outros meios que subsidiaram a temática. Também foi realizada a coleta de dados por meio de questionários aplicados junto a 10 (dez) ex-alunos e de entrevistas estruturadas que constituiu em dialogar com a gestora da referida Escola, com o Secretário Municipal de Educação e com 3 (três) famílias, pais e mães de alunos. Mediante o auxílio dessas técnicas de realização da pesquisa e a consequente obtenções de informações percebemos que as causas da evasão escolar estão relacionadas às condições das estradas; dos transportes escolares que apresentam, além do desconforto e falta de equipamentos de segurança. Diante do resultado exposto espera-se que a gestão municipal se mobilize e garanta um transporte escolar de qualidade para os alunos do campo, pois é um direito dos mesmos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O processo de evasão na escola do campo: um estudo na escola Wilson Dias Cabral no município do Barro-CE. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-14
dc.description.abstract The rural schools have an imminent risk of closure, and it was from this premise that this monographic work was realized. The constant risk of closure of country schools has aroused our interest to investigate and seek to discover the factors that cause this problem. It is extremely important to analyze the causes and consequences of the closure process of classes / shifts / schools in the field and why each year, more and more schools are being closed. An analysis is needed to know what is causing the helplessness of these schools and what the public power is doing to mitigate this situation. The general objective of this work is to investigate the factors that influenced evasion at the Wilson Dias Cabral Field School, which is located in the municipality of Barro - Ceará. The character of the research was exploratory and descriptive, and a bibliographical survey was made for the theoretical basis from reading and writing of texts, books, articles, dissertations, electronic journals and other means that subsidized the theme. Data were also collected through questionnaires applied to 10 (ten) ex-students and structured interviews, which consisted of a dialogue with the School Manager, the Municipal Secretary of Education and three (3) families, parents and mothers of students. Through the aid of these research techniques and the consequent obtaining of information we realize that the causes of school dropout are related to the conditions of the roads; of school transports they present, as well as the discomfort and lack of safety equipment. In view of the above, it is expected that municipal management will mobilize and guarantee a quality school transport for the students of the field, as it is a right of the same. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5118
dc.date.accessioned 2019-07-29T11:15:01Z
dc.date.available 2019-07-29
dc.date.available 2019-07-29T11:15:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Escola do campo - município - Barro-CE pt_BR
dc.subject Evasão escolar pt_BR
dc.subject Transporte escolar - alunos do campo pt_BR
dc.subject Escola rural pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.subject Country School - Municipality - Barro-CE pt_BR
dc.subject School dropout pt_BR
dc.subject School Bus - Field Students pt_BR
dc.subject Rural school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDES, Maiara Felix.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The dropout process at the country school: a study at Wilson Dias Cabral school in the municipality of Barro-CE. pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDES, Maiara Felix. O processo de evasão na escola do campo: um estudo na escola Wilson Dias Cabral no município do Barro-CE. 2018. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta