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A formação do pedagogo e a prática bilíngue na educação de surdos na escola inclusiva.

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dc.creator.ID ESTRELA, M. O. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6504045402167367 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CORRÊ, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.advisor1ID CORRÊA, A. M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7748176565683643 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA JÚNIOR, Geraldo Venceslau de.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumo Este trabalho teve por objetivo analisar a formação do pedagogo e a relação deste conhecimento para a atuação nas classes inclusivas com surdos em uma escola pública da Cidade de Cajazeiras, na Paraíba. A pesquisa traz reflexões sobre a formação docente e as práticas educacionais para o atendimento da diferença linguística do surdo, considerando a perspectiva bilíngue. Para tanto, buscamos planear, inicialmente, a visão histórica da educação de surdo visando delinear a formação do educador diante da proposta educacional vigente em cada época, até a constituição do papel deste profissional na educação atual no Brasil. Com isso, identificamos as habilidades e os conhecimentos necessários, para desenvolver práticas inclusivas. Para alcançar tais objetivos o trabalho fizemos, em um primeiro momento, através de uma pesquisa documental, na qual analisamos que apesar dos métodos de ensino dos surdos passarem por mudanças, ainda é necessário rever alguns conceitos e práticas, para que desta forma, as crianças surdas estejam incluídas no ambiente escolar. Em um segundo momento, realizamos uma pesquisa de campo, coletando dados, através de uma entrevista com a gestora da escola e com as docentes que atuam com o aluno surdo. Percebemos, desta forma, vários desafios existentes que dificultam a aprendizagem do aluno surdo, como a falta a formação docente, as barreiras atitudinais, a escassez de materiais, a ausência do profissional de apoio, o intérprete da Libras, mediando a comunicação e o desconhecimento do professor sobre o desenvolvimento da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. Deste modo, consideramos que o docente busca estratégias para atender a diversidade linguística do surdo para promover uma proposta bilíngue para surdos nas escolas. Por esta razão, é preciso investir na discussão de estratégias sobre o uso da Libras e da Língua Portuguesa para que os educadores implementem ações que favoreçam o aprendizado do surdo nas classes inclusivas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A formação do pedagogo e a prática bilíngue na educação de surdos na escola inclusiva. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-24
dc.description.abstract This paper aims to analyze the pedagogue formation and the relation of its knowledge for the acting in inclusive classes with deaf people at a public school located in Cajazeiras city, Paraíba. The research brings reflections on teacher education and the educational practices to attend the linguistic difference of the deaf person, considering a bilingual perspective. To do so, we seek to initially plan a historical view of education in the world, a formation of the educator in the face of the educational proposal in force at each time, to a constitution of the role of work in the current education in Brazil. Thus, we identify as skills and knowledge are requisites to develop inclusive practices. However, it is necessary to review some concepts and practices, so that as deaf children get included in the school environment. In a second moment, we conducted a field survey, collecting data, through an interview with a school manager and with teachers who work with the deaf student. We perceive, thusly, so many delays thatmakes difficult the learning of the deaf student, such as lack in teacher formation, attitudinal barriers, lack of materials, an absence of the support professional, as the interpreter of Libras, mediating communication and lack of knowledgge of the teacher on the development of Portuguese language as a second language for deaf people. Thus, we consider that the teacher seeks strategies to attend the linguistic diversity of the deaf person to promote a bilingual proposal for the deaf student at the schools. Thence, it is necessary to invest in the strategy discussion on the use of Libra and Portuguese Language, so that the educators would implement actions that favor the learning of the deaf person in inclusive classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5131
dc.date.accessioned 2019-07-29T14:13:36Z
dc.date.available 2019-07-29
dc.date.available 2019-07-29T14:13:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Pedagogo pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação bilíngue pt_BR
dc.subject Deaf Education pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Pedagogue pt_BR
dc.subject Pounds pt_BR
dc.subject inclusive education pt_BR
dc.subject special education pt_BR
dc.subject Bilingual education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ESTRELA, Maria Ozelita Limeira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical training and bilingual practice in deaf education in inclusive school. pt_BR
dc.identifier.citation ESTRELA, Maria Ozelita Limeira. A formação do pedagogo e a prática bilíngue na educação de surdos na escola inclusiva. 2017. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


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