DSpace/Manakin Repository

Formação continuada de professores dos anos iniciais: relação entre teoria e prática.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ESTRELA, E. S. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6212081555497564 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Wiama de Jesus Freitas. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.description.resumo Entendemos que a formação é de suma importância para a atuação da docência, seja ela inicial ou continuada, tal processo visa aprimorar o conhecimento fundamentado na teórica associada na prática, tal artifício proporciona a troca de saberes, bem como a troca de experienciais vivenciadas pelos docentes em exercício, com isso é notório as transformações e compreensão na prática do processo educativo, tendo em vista que o docente acompanheas mudanças do mundo globalizado em que vivemos. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo Analisar as concepções e as práticas de formação continuada ofertada para os professores dos anos iniciais do município de São João do Rio do Peixe – PB. Sendo assim, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa do tipo descritiva exploratória. O público alvo selecionado para a pesquisa foram os professores que participam da formação continuada oferecida no referido município, para a coleta de dados utilizou-se como técnica a entrevista semi-estruturada e as analises dos dados se deu pela apresentação e discussão das falas. O referencial teórico foi embasado por alguns autores entre eles destacam-se Freitas (2007); Paiva (2003) Novoá (2002); Soares (2000); André (1995). Neste sentido foi primordial para se chegar a um consenso de que as formações continuadas aplicadas no referido município têm contribuído para a construção da identidade profissional adquirida na prática de ensino dos professores da realidade estudada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação continuada de professores dos anos iniciais: relação entre teoria e prática. pt_BR
dc.date.issued 2014-09-10
dc.description.abstract We understand that training is of paramount importance to the work of teaching, whether initial or continued, this process aims to improve based on the associated theoretical knowledge in practice, such a device provides the exchange of knowledge and the exchange of experiential experienced by teachers in exercise, it is noticeable transformations in the understanding and practice of the educational process in order that the teaching track changes of a globalized world in which we live. Therefore, this paper aims to analyze the conceptions and practices of continuing education offered to teachers of the early years in São João do Rio do Peixe - PB. Therefore, a qualitative study of exploratory descriptive type was developed. The audience selected for the survey were teachers participating in the continuing education offered in said county, for data collection was used as a technique to semi-structured interviews and analysis of the data was done by the presentation and discussion of the speeches. The theoretical framework was based by some authors between them stand Freitas (2007); Paiva (2003) Novoa (2002); Soares (2000); Andre (1995). In this sense it was paramount to reach a consensus that the continuing education applied in the municipality have contributed to the construction of professional identity acquired in teaching practice of teachers of the studied reality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5136
dc.date.accessioned 2019-07-29T15:30:16Z
dc.date.available 2019-07-29
dc.date.available 2019-07-29T15:30:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject formação continuada - professores pt_BR
dc.subject Formação continuada de professores - teoria e prática pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject continuing education - teachers pt_BR
dc.subject Continuing teacher education - theory and practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ESTRELA, Elda Silvania de Andrade.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Continuing teacher education of the early years: relationship between theory and practice. pt_BR
dc.identifier.citation ESTRELA, Elda Silvania de Andrade. Formação continuada de professores dos anos iniciais: relação entre teoria e prática. 2014. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta