DSpace/Manakin Repository

Análise da educação ambiental contextualizada nos livros didáticos e da percepção dos alunos concluintes do ensino básico da rede pública de educação em Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LACERDA, Alecksandra Vieira de.
dc.contributor.advisor1ID LACERDA, A. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0681095036783163 pt_BR
dc.contributor.referee1 DORNELAS, Carina Seixas Maia.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Francisca Maria.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.silva5
dc.description.resumo Este trabalho analisa os conteúdos de educação ambiental contextualizada abordados nos livros didáticos e a percepção dos alunos concluintes do ensino básico da rede pública do Município de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba. O trabalho se desenvolve na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador José Gaudêncio. Para a compreensão da abordagem da contextualização dos temas meio ambiente, Semiárido e Bioma Caatinga são analisados os conteúdos dos livros didáticos do terceiro ano do ensino médio. Para a análise do quanto a formação do ensino básico publico contribui para a aquisição de conhecimento a respeito dos temas estudados aplica um questionário composto por 16 questões. Apenas 0,8% do total de páginas dos livros de Biologia e 5,0% dos livros de Geografia são ocupados por assuntos ambientais contextualizados. Nenhum dos alunos conseguiu citar de forma correta os Biomas brasileiros, havendo uma confusão entre Biomas e Regiões. A visão da maioria dos alunos sobre a Caatinga, é que esta é rica em Biodiversidade (70% alunos da modalidade integral e 85% alunos do turno noturno. 26% dos alunos da modalidade integral e 15% do turno noturno afirmaram que as espécies nativas são mais importantes que as introduzidas. Dentre as espécies nativas citadas pelos alunos a Família Cactaceae obteve o maior número de citações com destaque para o Xique-Xique, Mandacaru e a Coroa de Frade seguido pelo o Marmeleiro no turno noturno e Juazeiro na modalidade integral. Os alunos da modalidade integral detêm mais conhecimento acerca das questões ambientais contextualizadas e do Bioma Caatinga. É urgente a necessidade da abordagem ambiental contextualizada nos livros didáticos do ensino básico de forma que esse conhecimento ultrapasse as paredes da sala de aula, contribuindo para o Desenvolvimento Sustentável no Semiárido. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Análise da educação ambiental contextualizada nos livros didáticos e da percepção dos alunos concluintes do ensino básico da rede pública de educação em Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2016-10-20
dc.description.abstract The contextualisation of the environment in Biomes, such as the Caatinga contribute significantly to the valuation of the same and is the only alternative for reversing the current level of degradation that this is. The objective of this work was to analyze the contents of contextualized environmental education addressed in the textbooks and the perception of the students of the basic education of the public network of the Municipality of Serra Branca in the Western Cariri of Paraíba. The work was developed in the State School of Elementary and Middle School Senador José Gaudêncio. In order to understand the approach to contextualization of the environment, Semiarid and Caatinga Bioma subjects, the contents of the textbooks of the third year of high school were analyzed. For the analysis of how much the formation of public basic education contributes to the acquisition of knowledge about the studied subjects, a questionnaire composed of 16 questions was applied. Only 0.8% of the total pages of the Biology books and 5.0% of the Geography books are occupied by contextualized environmental issues. None of the students was able to correctly cite the Brazilian Biomes, there being a confusion between Biomes and Regions. The majority of the students on the Caatinga are rich in Biodiversity (70% of the total students and 85% of the night shift students), 26% of the students in the whole class and 15% of the night shift affirmed that native species Are more important than those introduced. Among the native species cited by the students, the Cactaceae Family obtained the highest number of citations, with emphasis on Xique-Xique, Mandacaru and Coroa de Frade followed by the Marmeleiro in the night shift and Juazeiro in the integral modality. The students of the integral modality have more knowledge about the contextualized environmental issues and the Caatinga Biome. There is an urgent need for the environmental approach contextualized in textbooks of basic education so that this knowledge goes beyond the walls of the classroom, contributing to Sustainable Development In the Semi-Arid. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5137
dc.date.accessioned 2019-07-29T15:38:35Z
dc.date.available 2019-07-29
dc.date.available 2019-07-29T15:38:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Bioma caatinga pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject environmental education pt_BR
dc.subject Contextualized Education pt_BR
dc.subject Caatinga Biome pt_BR
dc.subject Didatic books pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Joseane de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the contextualized environmental education in the textbooks and the perception of the graduating students of the basic education of the public school in Serra Branca in the Western Cariri da Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Joseane de Sousa. Análise da educação ambiental contextualizada nos livros didáticos e da percepção dos alunos concluintes do ensino básico da rede pública de educação em Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba. 2016. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5137 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta