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A formação de professores/as no curso de licenciatura em ciências biológicas no CFP/UFCG: desafio para a implementação de uma educação para convivência com o semiárido.

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dc.contributor.advisor1 FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
dc.contributor.advisor1ID FIGUEIREDO, G. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2438169816514170 pt_BR
dc.contributor.referee1 ABREU, Maria das Dores de Souza.
dc.contributor.referee2 MARQUES, Jefferson Antônio.
dc.description.resumo No Semiárido brasileiro (SAB) observamos a perpetuação de um ensino desvinculada da realidade dos/as alunos/as, ou seja, uma educação descontextualizada, que oculta suas potencialidades e cria um cenário de pobreza e miséria do sertanejo. E esse problema é observado tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Mediante isso, o objetivo deste trabalho é analisar a proposta de educação apresentada no PPC do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) à luz dos pressupostos da Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro. Esta pesquisa possui uma abordagem de cunho qualitativa e analítica-descritiva, se caracterizando ainda como uma pesquisa documental. A coleta de dados se deu por meio de documentos oficiais do Curso: Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e Ementas das disciplinas. A análise destes foi feita mediante roteiro estruturado em 06 (seis) eixos temáticos que orientaram as discussões. Identificamos que o PPC contempla os princípios da Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, porém os planos de curso da maioria das disciplinas da matriz curricular do Curso não estão construídos nas mesmas perspectivas. Portanto, a Interdisciplinaridade entre as disciplinas seria um elemento crucial para desenvolver coletivamente estratégias que também contemplem o contexto do SAB. Ou até mesmo os/as docentes como detentores de autonomia pedagógica, podem articular ações, nessa direção, em seus planos de curso. Como perspectiva futura, está em fase de aprovação no CFP o Curso de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento no Semiárido. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas. pt_BR
dc.title A formação de professores/as no curso de licenciatura em ciências biológicas no CFP/UFCG: desafio para a implementação de uma educação para convivência com o semiárido. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract In the Brazilian Semi-arid region (SAB, in Portuguese) the perpetuation of a teaching unrelated to the reality of the students can be observed, being a decontextualized education that conceals its potentialities and creates a scenario of poverty and misery of the sertanejo. This problem is observed in Basic and Higher Education. Therefore, this study aims to analyze the proposal of education presented in the Pedagogical Plan of the Biological Sciences Degree Course of the Center for Teacher Training (CFP) of the Federal University of Campina Grande (UFCG) in the light of the contextual education assumptions for coexistence with the Brazilian Semi-Arid. This research has a qualitative and analytical-descriptive approach, characterized as a documentary research. The data collection was done through official documents of the Course: Pedagogical Project of the Course (PPC) and study programs of the disciplines. The analysis of these was made through a structured itinerary in 06 (six) thematic axes that guided the discussions. It was identified that the PPC contemplates the principles of Contextualized Education for Living with the Semi-Arid, but the course plans of most of the disciplines of the curricular matrix of the graduation are not built on the same perspectives. Therefore, interdisciplinarity among the disciplines would be a crucial element for the development of groups that also contemplate the context of the SAB. Or even professors, as holders of pedagogical automobiles, can articulate actions in this direction in their course plans. As a future perspective, the Specialization Course on Environment and Development in the Semi-Arid is being approved at the CFP. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5138
dc.date.accessioned 2019-07-29T15:54:39Z
dc.date.available 2019-07-29
dc.date.available 2019-07-29T15:54:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Curso de Ciências Biológicas pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Convivência com o semiárido pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.subject Biological Sciences Course pt_BR
dc.subject Contextualized Education pt_BR
dc.subject Living With the Semiarid pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FIGUEIREDO, Gean Ferreira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The formation of teachers in the undergraduate course in biological sciences at CFP/UFCG: challenge for the implementation of an education to live with the semiarid. pt_BR
dc.identifier.citation FIGUEIREDO, Gean Ferreira de. A formação de professores/as no curso de licenciatura em ciências biológicas no CFP/ UFCG: desafio para a implementação de uma educação para convivência com o semiárido. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


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