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Análise da viabilidade técnica do uso de biodiesel e gás natural em motores do ciclo diesel operando no modo dual.

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dc.creator.ID RODRIGUES, L. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9140199949262751 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Yoge Jerônimo Ramos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, Y. J. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0989704583536991 pt_BR
dc.contributor.referee1 BEZERRA FILHO, Celso Rosendo.
dc.contributor.referee2 SILVA, Zaqueu Ernesto da.
dc.description.resumo Os motores de combustão interna são uns dos principais causadores da elevação dos índices de poluição do planeta, assim, diante de tal situação e onde a vida sem geração de energia se tornaria complicada, a procura por fontes energéticas alternativas que minimizem tais questões é uma constante no nosso dia-a-dia. Nos motores do ciclo diesel, operações com o diesel e gás natural estão sendo testadas para reduzir as emissões de poluentes para o meio ambiente, como o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2) e o dióxido de enxofre (SO2). Neste sentido, este trabalho tem como objetivo estudar experimentalmente as emissões desses e outros gases a partir de um motor de combustão interna do ciclo diesel, operando com misturas de biodiesel e gás natural, e comparar os resultados obtidos com os dados coletados com o motor operando com diesel e gás natural. O sistema térmico experimental é composto de um motor de combustão interna acoplado a um gerador elétrico, instrumentado com sensores de temperatura, pressão, medidores de vazão de ar, diesel e gás natural, sondas de gás e sistema de absorção de potência constituído por um banco de carga e seu sistema de controle. Para análise energética do motor foram obtidos valores da eficiência de combustão através do analisador de gases. Com o decorrer dos trabalhos, verificou-se uma redução considerável da emissão de gases poluentes para a atmosfera e com relação à eficiência e ao consumo de combustível, as variações foram aceitáveis. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Mecânica pt_BR
dc.title Análise da viabilidade técnica do uso de biodiesel e gás natural em motores do ciclo diesel operando no modo dual. pt_BR
dc.date.issued 2012-12-03
dc.description.abstract The internal combustion engines are a major cause of rising levels of pollution of the planet, thus facing such situation and where life without energy generation would become complicated, the demand for alternative energy sources that minimize such issues is a constant in our day-to-day. In diesel engines, operations with diesel and natural gas are being tested to reduce emissions of pollutants to the environment, such as carbon monoxide (CO), carbon dioxide (CO2) and sulfur dioxide (SO2). Thus, this work aims to study experimentally these emissions and other gases from an internal combustion engine diesel cycle, operating with biodiesel blends and natural gas, and compare the results with data collected with the engine running with diesel. The thermal system is composed of an experimental internal combustion engine coupled to an electric generator, instrumented with sensors for temperature, pressure, air flow meters, diesel and natural gas probe and gas absorption system consisting of a power bank load and its control system. For energy analysis engine efficiency values were obtained through the combustion gas analyzer. In the course of the work, there was a considerable reduction of greenhouse gas emissions into the atmosphere and with respect to efficiency and fuel consumption, the changes were acceptable. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5141
dc.date.accessioned 2019-07-29T16:18:15Z
dc.date.available 2019-07-29
dc.date.available 2019-07-29T16:18:15Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Energia Alternativa pt_BR
dc.subject Motor Dual pt_BR
dc.subject Biodiesel pt_BR
dc.subject Gás Natural pt_BR
dc.subject Alternative Energy pt_BR
dc.subject Dual Engine pt_BR
dc.subject Biodiesel pt_BR
dc.subject Natural Gas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Luciano Venceslau.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Technical feasibility analysis of the use of biodiesel and natural gas in dual cycle diesel engines. pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.relation DEM pt_BR
dc.relation GEBRA pt_BR
dc.relation BRASYMPE pt_BR
dc.relation ANEEL pt_BR
dc.relation PRH 42 pt_BR
dc.relation ANP pt_BR
dc.relation FINEP pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, L. V. Análise da viabilidade técnica do uso de biodiesel e gás natural em motores do ciclo diesel operando no modo dual. 2012. 94f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5141 pt_BR


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