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Ser criança e ter infância: uma análise a partir dos novos estudos sociais.

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dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1337549951610725 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID BATISTA, M. T. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6670856676696185 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 CEZÁRIO , Danilo de Sousa.
dc.description.resumo A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as concepções de infância e criança na visão de professores de Educação Infantil da cidade de Aparecida-PB. A partir desse objetivo foram delineados outros quatro que deram mais especificidade ao nosso trabalho, os quais são: discutir as categorias de infância e criança a partir dos novos estudos sociais; investigar as concepções de professores acerca da infância e suas implicações na prática docente; compreender o lugar do brincar em meios aos processos de socialização na Educação Infantil, bem como refletir acerca da importância da formação inicial para um trabalho de qualidade na Educação Infantil. A pesquisa surgiu a partir do seguinte questionamento: quais são as concepções de criança e infância de professores da rede pública da cidade de Aparecida-PB, e o que isso implica na sua prática no âmbito da Educação Infantil? Na metodologia utilizamos a pesquisa qualitativa através de uma entrevista semiestruturada contendo cinco questões-temas. Os dados foram analisados a partir do procedimento de Análise Temática. Participaram da pesquisa quatro professoras da rede pública municipal da cidade de Aparecida-PB, com idade entre 30 e 50 anos. Os resultados dos dados coletados nos mostram que é comum vermos os termos criança e infância serem entendidos como possuindo o mesmo significado, de modo que é primordial que profissionais da educação saibam diferenciar essas concepções, para que realmente entendam a criança como ela é de fato, ou seja, como um ator social capaz de transformar o meio em que está inserida. E a infância como uma construção social, que é vivenciada de modo particular e individual por cada criança. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Ser criança e ter infância: uma análise a partir dos novos estudos sociais. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-01
dc.description.abstract The present research had as main objective to analyze the conceptions of childhood and child in the vision of teachers of Infant Education of the city of Aparecida-PB. From this objective were outlined four others that gave more specificity to our work, which are: discuss the categories of childhood and child from the new social studies, to investigate teachers' conceptions about childhood and its implications in teaching practice; to understand the place of play in the means to the processes of socialization in Early Childhood Education, as well as to reflect on the importance of initial formation for a quality work in Early Childhood Education. The research emerged from the following question: what are the conceptions of children and childhood of teachers of the public network of the city of Aparecida-PB, and what does this imply in their practice in the field of Early Childhood Education? In the methodology we used the qualitative research through a semi-structured interview containing five questions-themes. The data were analyzed from the Thematic Analysis procedure. Four teachers from the municipal public network of the city of Aparecida-PB, aged between 30 and 50, participated in the study. The results of the collected data show that it is common to see the terms child and childhood to be understood as having the same meaning, so that it is paramount that educational professionals know how to differentiate these conceptions so that they truly understand the child as he really is, that is, as a social actor capable of transforming the environment in which it is inserted. And childhood as a social construction, which is experienced in a particular and individual way by each child. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5146
dc.date.accessioned 2019-07-30T10:07:30Z
dc.date.available 2019-07-30
dc.date.available 2019-07-30T10:07:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Kid pt_BR
dc.subject Childhood pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Fernanda Lourenço de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Being a child and having childhood: an analysis from the new social studies. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Fernanda Lourenço de. Ser criança e ter infância: uma análise a partir dos novos estudos sociais. 2018. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


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