DSpace/Manakin Repository

Formação, identidade docente e os dilemas no exercício da profissão.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERNANDES, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4594432756805202 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola.
dc.contributor.referee2 MARQUES, Belijane Marques.
dc.description.resumo O presente trabalho monográfico intitulado: “Formação, Identidade docente e os dilemas no exercício da profissão”, têm como propósito os seguintes objetivos: analisar e discutir a formação, identidade docente e os dilemas no exercício da profissão; identificar as concepções de formação inicial e contínua dos docentes; conhecer as concepções de identidade docentes e caracterizar os dilemas da profissão docente, fazendo-os repensarem suas estratégias em sala de aula frente aos dilemas no processo educativo, em busca de uma prática reflexiva e inovadora que possibilite melhor desempenho dos alunos, visto à qualidade da educação escolar, e a partir, dessa visão, incentivá-los a buscar novos conhecimentos de forma acadêmica, como também, por meio da socialização com os seus colegas de profissão. Então, a formação inicial e contínua são compreendidas como uma necessidade, pois como o mundo atual tem evidenciado constantes transformações exige-se do educador uma formação que o possibilite a aquisição de conhecimentos sólidos da profissão, o tornando assim, mais apto para atender às exigências atuais da sociedade. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, tendo como universo de pesquisa quatro professoras entrevistadas da rede municipal de ensino da cidade de Marizópolis-PB. A referida pesquisa, com entrevista semiestruturada, está ancorada em alguns autores como: Libâneo (2015), Imbernón (2006), Ramalho (et al 2004), Vasconcelos (2003), Nóvoa (2002), Kullok (2000), entre outros. Diante do exposto, o presente trabalho monográfico reflete algumas questões: Qual a importância da formação inicial e contínua de professores? Como a formação inicial e continua podem contribuir para que ocorra à mudança na postura do educador? Quais elementos constituem a identidade docente? Quais os dilemas da profissão? Os resultados evidenciaram que é no processo formativo que o professor tem a oportunidade de se preparar para atuar em sala de aula, construindo conhecimentos necessários para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e para assumirmos a tarefa educativa em sua complexidade, ajudando-nos a enfrentar os desafios no nosso campo de trabalho frente às frequentes mudanças da realidade, e que, a identidade profissional é um processo evolutivo, construída a partir da interação com o outro, sendo a escola e a formação docente dos principais ambientes para a construção e a reconstrução da identidade profissional do professor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação, identidade docente e os dilemas no exercício da profissão. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-05
dc.description.abstract The purpose of this monographic work entitled "Training, Teaching Identity and Dilemmas in the Practice" is to analyze and discuss training, teacher identity and dilemmas in the practice of the profession; identify the conceptions of initial and continuous teacher training; to know the conceptions of teacher identity and characterize the dilemmas of the teaching profession, making them rethink their strategies in the classroom in the face of the dilemmas in the educational process, in search of a reflexive and innovative practice that allows a better performance of the students, given the quality of the school education, and based on this vision, encourage them to seek new knowledge in an academic way, as well as through socialization with their colleagues in the profession. Therefore, initial and continuous training is understood as a necessity, because as the present world has evinced constant transformations requires the educator a training that allows the acquisition of solid knowledge of the profession, thus making it more fit to meet the requirements society. We conducted a research of qualitative nature, exploratory and descriptive, having as research universe four teachers interviewed from the municipal school network of the city of Marizópolis-PB. This research, with a semi-structured interview, is anchored in some authors such as: Libâneo (2015), Imbernón (2006), Ramalho (et al 2004), Vasconcelos (2003), Nóvoa (2002), Kullok (2000), among others. In view of the above, the present monographic work reflects some questions: What is the importance of the initial and continuous formation of teachers? How can initial and continuing education contribute to the change in the educator's position? What elements constitute the teaching identity? What are the dilemmas of the profession? The results showed that it is in the formative process that the teacher has the opportunity to prepare to act in the classroom, building the necessary knowledge for the development and learning of the students and to assume the educational task in its complexity, helping us to face the challenges in our field of work in the face of frequent changes in reality, and that professional identity is an evolutionary process, built on interaction with the other, being the school and teacher training of the main environments for the construction and reconstruction of the professional identity of the teacher. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5149
dc.date.accessioned 2019-07-30T10:23:44Z
dc.date.available 2019-07-30
dc.date.available 2019-07-30T10:23:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Formação continua pt_BR
dc.subject Identidade docente pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Professor - dilemas pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Continuous formation pt_BR
dc.subject Teaching Identity pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teacher - Dilemmas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDES, Joane de Sá.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Training, teaching identity and dilemmas in the exercise of the profession. pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDES, Joane de Sá. Formação, identidade docente e os dilemas no exercício da profissão. 2017. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta