DSpace/Manakin Repository

O lúdico no processo educativo na educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, Maria Rosimar Gomes S.
dc.description.resumo A ludicidade é compreendida nesse trabalho monográfico como um recurso pedagógico essencial para o desenvolvimento infantil, visto que as brincadeiras, brinquedos e jogos estão presentes na rotina das crianças, e proporcionam momentos de prazer, liberdade e diversão, sendo assim é um importante aliado do processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. A elaboração desse monografia torna-se relevante para que educadores possam refletir sobre sua prática e perceberem a importância de implementarem essa técnica no processo de desenvolvimento dos educandos de modo planejado, com fins definidos em prol da educação. Para tanto, elaboramos a seguinte questão de pesquisa: qual a contribuição que a ludicidade oferece para o processo educativo dos discentes na Educação Infantil, a partir da concepção de professores? Com a finalidade de refletirmos sobre essa questão esse estudo teve como objetivo geral: analisar as contribuições que o lúdico proporciona ao desenvolvimento das crianças quando implementado ao processo de aprendizagem na Educação Infantil; e como objetivos específicos, identificar a presença da ludicidade nas atividades escolares de alunos na Educação Infantil; discutir as contribuições que a ludicidade oferece para o processo educativo e refletir as concepções dos professores a respeito da metodologia lúdica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter exploratório que teve como instrumento para coleta de dados uma entrevista semiestruturada realizada com seis professores que lecionam em uma Creche Municipal. Podemos concluir com esse trabalho que o lúdico quando implementado ao processo de ensino-aprendizagem contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social das crianças. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O lúdico no processo educativo na educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2016-11-04
dc.description.abstract The playfulness is seen in this monograph as an essential educational resource for the childhood development, since dynamic activities, toys and games are present on children’s routine and consequently provide moments of pleasure, freedom and fun. Thus, the playfulness is an important ally to the teaching-learning process on childhood education. The preparation of this monograph is relevant since the teachers can reflect about their practice and then realize the importance of implementing this technique on sudents’ development process through a planned way in order to improve the education. By this way, we estabilished the following research problem: what is the contribution of playfulness to the students’ education processs on childhood education according to the teachers’ conception? In order to reflect about this question, the present study has as general objetive: analyzing the contributions that the playful activities offer to the children’s development when activities like that are applied to the learning process on childhood education; and as specific objectives: identifying the presence of playfulness on school activities of students that belong to childhood education; discussing the contributions that playfulness can offer to the educational process; reflecting the teachers’ views about the playful methodology. This monograph is a qualitative research that had as the data collection instrument a semi-structured interview conducted with six teachers who teach in a municipal daycare center. This work permit us conclude that when playful activities work together with the teaching-learning process the children develop as a whole: cognitive, affective, motor and socially. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5152
dc.date.accessioned 2019-07-30T10:48:53Z
dc.date.available 2019-07-30
dc.date.available 2019-07-30T10:48:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Ensino - aprendizagem pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.subject Teaching - learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FIGUEIREDO, Laizy Pedrosa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The playful in the educational process in early childhood education. pt_BR
dc.identifier.citation FIGUEIREDO, Laizy Pedrosa de. O lúdico no processo educativo na educação infantil. 2016. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta