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Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal.

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dc.creator.ID SILVA, L. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2877066653061674 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.advisor1ID VITAL, A. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Danilson Correia da.
dc.contributor.referee2 BRITO, José Romério Soares.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.silva4
dc.description.resumo O solo é o recurso ambiental responsável por inúmeros serviços ecossistêmicos que sustentam a vida. Conhecer o solo é promover possibilidades de minimização dos processos erosivos que comprometem a vida em todas as suas manifestações, permitindo que este valioso recurso possa dar continuidade a multiplicidade de funções que exerce no equilíbrio ambiental. Considerando que a escola é espaço para ampliar a socialização de conhecimento sobre solos, que devem ser construídos desde as primeiras séries, a pesquisa objetivou compreender a percepção de alunos e professores em relação a esta temática. O estudo foi realizado numa escola municipal de ensino fundamental do município de Sumé (PB). A metodologia constou da aplicação de questionários com estudantes e professores, apresentação de palestras e realização de vivências. De forma geral, os estudantes associam solo à terra (69%), que o solo serve para plantar (38%), ligam a presença do solo a zona rural (11%), acham que queimar e desmatar fazem mal ao solo (19%). Já os professores apresentam uma visão holística do solo (39%), mas não trabalham o tema solo em sala (50%) e considera a abordagem do tema solo nos livros didáticos de regular a insuficiente (39%). A vivência trouxe muito interesse aos participantes. Concluí-se que é preciso, na perspectiva da Educação em Solos, para a formação cidadã, inserir a temática de forma mais expressiva nos conteúdos escolares, de forma inter e multidisciplinar, sobretudo, contextualizando com as especificidades dos diversos Territórios. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal. pt_BR
dc.date.issued 2016-10-14
dc.description.abstract Soil is the environmental resource responsible for numerous ecosystem serviçoes that sustain life. Knowing the soil is to promote minimization possibilities of erosive processes that compromise life in all its manifestations, allowing this valuable resource can continue the multiplicity of roles it plays in environmental balance. Whereas the school is room to expand the socialization of knowledge about soil, which must be built from the first series, the research aimed to understand the perception of students and teachers in relation to this issue. The study was conducted in elementary school public school in the city of Sume (PB). The methodology consisted of questionnaires with social subjects, presenting lectures and conducting experiences. In general, students associate soil to land (69%) and land to grow (38%), bind to soil presence the countryside (23%) and pointed out that he said that the soil used to grow (38%), find that burning and deforestation are harmful to the soil (19%). Since teachers have a holistic view of soil (39%), but do not work the soil theme in room (50% ) and consider the soil theme approach in textbooks to regulate insufficient (39%). The experience brought much interest to the participants. It concluded that it is necessary in view of Soil Education, to civic education, enter the subject of more expressively in school content, inter- and multidisciplinary way, above all, contextualizing with the specificities of the different territories. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5155
dc.date.accessioned 2019-07-30T10:59:00Z
dc.date.available 2019-07-30
dc.date.available 2019-07-30T10:59:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação em solos pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Conservação dos solos pt_BR
dc.subject Livros didático – solos pt_BR
dc.subject Contextualized education   pt_BR
dc.subject Soil conservation   pt_BR
dc.subject Textbooks - soils pt_BR
dc.subject Soil education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Luana de Carvalho.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contextualizing soil education with teachers and students from a municipal school. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Luana de Carvalho. Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal. 2016. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5155 pt_BR


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