DSpace/Manakin Repository

Formação, identidade e profissionalização docente nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.referee2 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.description.resumo Este estudo monográfico objetivou analisar a formação, identidade e profissionalização dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da cidade de Umarí-CE.A escolha da temática surgiu devido a sua relevância na contemporaneidade e o meu interesse em ampliar os conhecimentos sobre formação, identidade e profissionalização docente, por considerá-los elementos imprescindíveis para o exercício da profissão docente. O trabalho tem como questão de pesquisa compreender qual a importância da formação inicial e contínua e suas contribuições na construção da identidade e profissionalização docente? Quais os aspectos que implicam na profissionalização/desprofissionalização no exercício da profissão docente? O locus da pesquisa foi numa escola pública da cidade de Umari-CE. Para alcançar os objetivos propostos utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada através de um roteiro de entrevista, composto por 10 questões semiestruturadas, aplicadas com 05 (cinco) docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. As informações coletadas foram analisadas observando as falas dos sujeitos e os autores que fundamentam este estudo, a análise dos dados pautou-se numa abordagem qualitativa. A pesquisa mostra que há necessidade de compreensão em relação as docentes, de diversificar os modelos de formação, como também ressignificar melhor teoria e prática. A identidade para as docentes constrói-se ao longo da vida, no entanto, a identidade docente da maioria das professoras, precisa solidificar-se para contribuir com o fortalecimento da profissionalização docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação, identidade e profissionalização docente nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-18
dc.description.abstract This monographic study aimed to analyze the formation, identity and professionalization of teachers in the esrty years of elementary school in the city of Umari-CE. The theme of choice arose because of their relevance in contemporary times and my interst in expanding knowledge of training, identity and teacher professionalization, considering them indispensable in the exercice of the teaching profession. The work is to understand the research question what is the importance of intial and continuing training and their contyributions to the construction of identity and teacher professionalization? What aspects involving the professionalization/ deprofessionalization in teaching profession? The locus of the research was a public school in Umari-CE. To achieve the proposed objetives we used the literature and field research. Data collection was performed using the instrument the questionnaire consisting of 10 subjective questions, applied to 05 (five) theachers in the early years of elementary school. The data were analyzed by observing the participants speech and the authors underlyng this study, data study is basead of a qualitative approach. Research shows that there is need of understanding for the teachers, to diversify the training models, as wellas new meaning better theory and practice. The identity for teachers is built throughout life, however, the teacher identity of most of the teachers, need to solidify to contribute to the strengthening of teacher professionalization. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5156
dc.date.accessioned 2019-07-30T11:03:00Z
dc.date.available 2019-07-30
dc.date.available 2019-07-30T11:03:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores - Umari - CE pt_BR
dc.subject Formação de professores - identidade pt_BR
dc.subject Profissionalização docente pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Teacher Training - Umari - CE pt_BR
dc.subject Teacher Education - Identity pt_BR
dc.subject Teaching Professionalization pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Adina do Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teacher training, identity and professionalization in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Adina do Nascimento. Formação, identidade e profissionalização docente nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 67f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta