DSpace/Manakin Repository

Desafios da gestão escola na interpretação escolar - família - comunidade para o processo de ensino - aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FREITAS, L. M. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5762341833927019 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Wiama de Jesus Freitas. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA , Kássia Mota de.
dc.contributor.referee2 SILVA , José Amiraldo da.
dc.description.resumo Nesse trabalho monográfico, intitulado “Desafios da gestão escolar na interação Escola-Família-Comunidade para o processo de ensino-aprendizagem”, objetivou-se analisar a interação Escola-Família-Comunidade como princípio pedagógico para o bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, elencou-se os seguintes objetivos específicos: conceituar Escola-Família-Comunidade, identificar os desafios existentes na interação Escola-Família-Comunidade, refletir estratégias para o estabelecimento e a otimização da interação Escola-Família-Comunidade com foco na melhoria da aprendizagem discente. Por questão de pesquisa esta produção foi concatenada pela seguinte indagação: De que modo a interação Escola-Família-Comunidade, a partir do contexto da gestão escolar, pode se estruturar como principio pedagógico para favorecer o processo de ensino-aprendizagem? Esse estudo é de abordagem qualitativa, a pesquisa foi do tipo exploratória e as entrevistas, semiestruturadas. A análise dos dados foi feita através de categorização simples. Fundamentou-se as discussões desse estudo em Dessen e Polônia (2005), Reali e Tancredi (2005), Oliveira e Araújo (2010) entre outros teóricos no tocante as definições da categoria “Escola-Família-Comunidade”. Ainda sobre essa produção desenvolveu-se através de uma pesquisa de campo realizada com pais ou responsáveis, professor e equipe gestora de uma escola pública no município de Lavras da Mangabeira-CE. A pesquisa apontou que, a relação Escola-Família-Comunidade, no tocante ao processo de ensino-aprendizagem, está mal compreendida e mal administrada. Uma vez que há profunda necessidade de formação por parte de equipes técnicas e docentes acerca das possibilidades e superações no que tange às relações Escola-Família-Comunidade, isso de forma generalizada, pela necessidade de uma formação para compreensão por parte de todos os envolvidos na relação Escola-Família-Comunidade, é necessário a ágil superação da falta de estratégias das instituições escolares a partir do fomento de melhores articulações entre todos os sujeitos envolvidos nos processos de escolarização à luz da gestão democrática. Destaca-se nesse estudo que a interação Escola-Família-Comunidade necessita ser compreendida como o princípio pedagógico do processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Desafios da gestão escola na interpretação escolar - família - comunidade para o processo de ensino - aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-25
dc.description.abstract In this monographic work entitled "Challenges of school management in the School-Family-Community interaction for the teaching-learning process", the objective was to analyze the School-Family-Community interaction as a pedagogical principle for the good development of the teaching-learning process. In order to do so, the following specific objectives were defined: conceptualizing School-Family-Community, identifying the challenges in School-Family-Community interaction, reflecting strategies for the establishment and optimization of School-Family-Community interaction focused on improving learning. For the sake of research, this production was concatenated by the following question: How can School-Family-Community interaction, from the context of school management, be structured as a pedagogical principle to favor the teaching-learning process? This study is of a qualitative approach, the research was exploratory and the interviews were semi-structured. The analysis of the data was done through simple categorization. Discussions of this study in Dessen and Poland (2005), Reali and Tancredi (2005), Oliveira and Araújo (2010) among other theorists regarding the definitions of the category "School-Family-Community". Also on this production was developed through a field research conducted with parents or guardians, teacher and management team of a public school in the municipality of Lavras da Mangabeira-CE. The study pointed out that the School-Family-Community relationship, regarding the teaching-learning process, is poorly understood and poorly managed. Since there is a deep need for training by technical and educational teams about the possibilities and overruns in relation to School-Family-Community relations, this is a widespread need for a training for understanding by all those involved in the School-Family-Community relationship, it is necessary to quickly overcome the lack of strategies of the school institutions from the promotion of better articulations between all the subjects involved in the schooling processes in the light of democratic management. It is highlighted in this study that the School-Family-Community interaction needs to be understood as the pedagogical principle of the teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5167
dc.date.accessioned 2019-07-30T13:54:13Z
dc.date.available 2019-07-30
dc.date.available 2019-07-30T13:54:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Iteração escolar - família - comunidade pt_BR
dc.subject Ensino - aprendizagem pt_BR
dc.subject Gestão democrática pt_BR
dc.subject School Iteration - Family - Community pt_BR
dc.subject Teaching - learning pt_BR
dc.subject Democratic management pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FREITAS, Lucivania Maria Ferreira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Challenges of school management in school - family - community interpretation for the teaching - learning process. pt_BR
dc.identifier.citation FREITAS, lucivania Maria Ferreira de. Desafios da gestão escola na interpretação escolar - família - comunidade para o processo de ensino - aprendizagem. 2018. 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta