DSpace/Manakin Repository

A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CAVALCANTE, J. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0543913482412585 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.advisor1ID VITAL, A. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Danilson Correia da.
dc.contributor.referee2 SILVA, Cleomária Gonçalves da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.cavalcante
dc.description.resumo Considerando a urgência de discutir conteúdos ambientais para fundamentar o senso crítico visando a formação cidadã, centrada na Educação em Solos, a pesquisa objetivou verificar a visão de professores e educandos do 7º ano do Ensino Fundamental II sobre o solo e a prática da compostagem,. As atividades foram desenvolvidas numa escola municipal, localizada no município de Sumé, microrregião do Cariri paraibano. A metodologia considerou a aplicação de questionários, para verificação dos conhecimentos prévios dos participantes sobre os assuntos, a apresentação de palestras e vídeos, além da realização de oficina temática. Os resultados apontam que os professores apresentaram de forma mais expressiva a visão ecológica sobre o solo, centrada na percepção de recurso natural, não desenvolvem trabalhos relacionado ao solo e afirmam que é insuficiente a abordagem do tema solo nos livros didáticos. Já os 45% dos educandos disseram que o lixo contamina o solo e a água, mas não conheciam a prática da compostagem (73%), percepção que mudou após a apresentação das palestras e realização da oficina. Assim, pode-se concluir que a pesquisa realizada demonstrou que a aprendizagem pode integrar teoria à prática, com uma melhoria de atitudes e hábitos presentes e futuros. Os professores reconheceram a compostagem como metodologia enriquecedora para o ensino de solos. Na perspectiva da Educação em Solos, a prática da compostagem deve ser estimulada nas escolas, como importante instrumento de Educação Ambiental para a formação cidadã. Por outro lado, uma atenção especial deve ser dada a formação continuada de professores, centrada nas atividades do ensino de solos, para que haja uma abordagem mais eficiente e expressiva dos conteúdos escolares. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso. pt_BR
dc.date.issued 2016-10-13
dc.description.abstract Considering the urgency of discussing environmental content to support critical thinking aimed at civic education, focused on Education in Soils, the research aimed to verify the view of teachers and students of the 7th grade of elementary school II on the ground and practice of composting. The activities were developed in a municipal school in the municipality of Sumé, micro Cariri. The methodology considered the application of questionnaires to verify the previous knowledge of the participants on the issues, presenting lectures and video, in addition to holding thematic workshop. The results show that the teachers presented more expressive ecological vision on the ground, focused on the perception of natural resource, do not develop work related to land and claim that there is insufficient soil theme approach in textbooks. Already 45% of the students said that the waste contaminates the soil and water, but did not know the practice of composting (73%), perception changed after the presentation of lectures and conducting the workshop. Thus, it can be concluded that the survey showed that learning can integrate theory with practice, with an improvement in attitudes and habits present and future. Teachers recognized composting as enriching methodology for soil education. From the perspective of Education in Soils, the practice of composting should be encouraged in schools as an important environmental education tool for civic education. Furthermore, special attention should be given to continuing teacher training, focusing on soil teaching activities, so there is a more efficient and expressive approach to school subjects. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176
dc.date.accessioned 2019-07-30T15:32:51Z
dc.date.available 2019-07-30
dc.date.available 2019-07-30T15:32:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Agroecologia pt_BR
dc.subject Compostagem pt_BR
dc.subject Recursos naturais-solos pt_BR
dc.subject Lixo orgânico pt_BR
dc.subject Educação em solos pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Reciclagem pt_BR
dc.subject Agroecology pt_BR
dc.subject Compost pt_BR
dc.subject Soil Natural Resources pt_BR
dc.subject Organic waste pt_BR
dc.subject Soil Education pt_BR
dc.subject environmental education pt_BR
dc.subject Recycling pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Composting as a dialogical methodology for soil teaching: case study. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Jaqueline do Nascimento. A compostagem como metodologia dialógica para ensino de solos: estudo de caso. 2016. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5176 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta