DSpace/Manakin Repository

O processo de ensino na educação de jovens e adultos: dificuldades e enfrentamentos docentes.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FREITAS, D. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6242449434710639 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Dorgival Gonçalves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 pt_BR
dc.contributor.referee1 JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.referee2 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho é analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores da EJA no processo ensino-aprendizagem e as estratégias que desenvolvem para superá-las, verificando as condições de trabalho ofertadas pelas instituições escolares onde atuam os professores da Educação de Jovens e Adultos, nos aspectos físico, didático e formativo. A metodologia tem como base a abordagem da pesquisa qualitativa de caráter descritivo a partir de estudo de campo. Os dados foram coletas com 03 professoras, utilizando-se como instrumento entrevistas individuais semiestruturadas. A análise dos dados coletados se deu por meio de técnicas qualitativas da análise de conteúdo. No referencial teórico abordamos questões sobre as dificuldades docentes na EJA a partir de teóricos como Arroyo (2008); Campelo (2010); Di Pierro (2010); Sampaio (2010), Freire (1987), entre outros. Ao longo das análises dos dados percebemos que os professores alfabetizadores da EJA enfrentam muitos e diversos problemas para efetivar o processo de ensino-aprendizagem, mas diante de tais problemas as professoras, a seu modo e de acordo com as suas possibilidades individuais, buscam soluções variadas. A questão da falta de formação docente específica para atuar na EJA é outro problema sério enfrentado pelas professoras, porém os problemas que enfrentam para efetivar o processo de ensino e aprendizagem refletem muito mais no seu trabalho do que a falta de formação continuada para os professores, espaço físico, material didático e dificuldades docentes, pois há uma problemática muito maior que se refere às questões sociais, econômicas e culturais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O processo de ensino na educação de jovens e adultos: dificuldades e enfrentamentos docentes. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-05
dc.description.abstract The objective of this study is to analyze the difficulties faced by EJA teachers in the teaching-learning process and the strategies that these professionals develop to overcome them, verifying the work conditions offered by the school institutions where the Youth and Adult Education teachers work, in the aspects physical, didactic and formative. The methodology of this work has as basis the qualitative research approach, of descriptive character, from field study. Data were collected with 03 female teachers, using, as instrument, semi-structured individual interviews. The analysis of the collected data occurred through qualitative techniques of content analysis. In the theoretical reference, we work questions about teaching difficulties in the EJA, from authors such as Arroyo (2008); Campelo (2010); Di Pierro (2010); Sampaio (2010), Freire (1987), among others. During the analysis of the data, we verified that EJA literacy teachers face many and different problems to accomplish the teaching-learning process, but in the face of these problems, teachers, in their own way and according to their individual possibilities, seek varied solutions. The question of the lack of specific teacher training to work in the EJA is another serious problem faced by teachers, but, the problems, that they face to accomplish the teaching and learning process, reflect much more in their work than the lack of continuous training for teachers or the lack of physical space, didactic material and teaching difficulties, because there is a much larger problem that refers to social, economic and cultural issues. en
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5177
dc.date.accessioned 2019-07-30T16:18:31Z
dc.date.available 2019-07-30
dc.date.available 2019-07-30T16:18:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Professores de jovens e adultos - enfrentamentos pt_BR
dc.subject Formação docente - educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Youth and Adult Teachers - Coping pt_BR
dc.subject Teacher training - youth and adult education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FREITAS, Daniela Ferreira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching process in youth and adult education: teaching difficulties and confrontations. pt_BR
dc.identifier.citation FREITAS, Daniela Ferreira de. O processo de ensino na educação de jovens e adultos: dificuldades e enfrentamentos docentes. 2017. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta