DSpace/Manakin Repository

O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTOS, Risomar Alves dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTIAGO, Stella Márcia de Moraes
dc.contributor.referee2 NOVIKOFF, Cristina.
dc.description.resumo A discriminação tem acontecido das mais variadas formas, não escolhendo as vítimas nem onde acontecem. Todavia, a discriminação racial tem afetado de forma corrosiva os espaços escolares, ambientes no qual se espera construir a identidade cultural e social de cada indivíduo, os tornando cidadãos crítico-reflexivos e conscientes do seu papel na formação da sociedade. É em face desta discriminação racial que tem ocorrido no contexto escolar, trazendo inúmeros impactos a construção da identidade das crianças. O presente estudo teve como objetivo geral compreender o impacto do preconceito racial na construção da identidade negra infantil, visando criar condições necessárias para o enfrentamento do racismo e da discriminação no convívio relacional dos educandos. Já os objetivos específicos consistiram em identificar na literatura vigente o impacto causado à criança ao sofrer discriminação racial em seu processo de formação da identidade infantil; mapear as estratégias pedagógicas acerca da lei 10.639/03 na educação infantil; discutir o papel da família e da escola na formação da identidade pessoal e social da criança afrodescendente. Para alcançar esses objetivos, adotou-se como metodologia um estudo de campo, realizado através da aplicação de um questionário semi estruturado com cinco professoras da Educação Infantil, de uma escola do sistema municipal de ensino da cidade de Cajazeiras-PB, de modo a dar suporte as discussões em torno desta temática. Os resultados apontaram que a não formação dos professores, bem como o seu próprio desconhecimento da questão étnica tem dificultado o trabalho em torno das discussões inerentes as relações raciais. Outro fator que também foi levado em consideração pela pesquisa foi que a escola tem tratado desta questão de forma fragmentada, uma vez que o assunto só tem maior atenção quando em datas comemorativas, como no caso do dia da consciência negra. Já em relação aos conteúdos, ainda existe certa discrepância quanto a colocar em pauta tal temática, haja vista a falta de formação e não compromisso de alguns professores para lidarem com conteúdos ligados ao aspecto racial. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-19
dc.description.abstract Discrimination has taken place in a variety of ways, not choosing victims or where they happen. However, racial discrimination has corrosively affected school spaces, environments in which it is expected to build the cultural and social identity of each individual, making them critical-reflective citizens and aware of their role in shaping society. It is in the face of this racial discrimination that has occurred in the school context, bringing numerous impacts to the construction of children's identity. The present study aimed to understand the impact of racial prejudice on the construction of black child identity, aiming to create the necessary conditions to face racism and discrimination in the relational coexistence of students. The specific objectives were to identify in the current literature the impact caused to children by suffering racial discrimination in their process of formation of child identity; map the pedagogical strategies about law 10.639 / 03 in early childhood education; discuss the role of family and school in shaping the personal and social identity of children of African descent. To achieve these objectives, a field study was adopted as a methodology, conducted through the application of a semi-structured questionnaire with five teachers of early childhood education, from a school in the municipal education system of Cajazeiras-PB, in order to provide support the discussions around this theme. The results showed that the lack of teacher training, as well as their own ignorance of the ethnic issue, has hindered the work around the discussions inherent to race relations. Another factor that was also taken into consideration by the research was that the school has dealt with this issue in a fragmented way, since the subject only gets more attention when on commemorative dates, as in the case of Black Consciousness Day. Regarding the contents, there is still some discrepancy as to put such theme on the agenda, given the lack of training and non commitment of some teachers to deal with content related to the racial aspect. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5180
dc.date.accessioned 2019-07-30T17:08:35Z
dc.date.available 2019-07-30
dc.date.available 2019-07-30T17:08:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Discriminação racial pt_BR
dc.subject Preconceito - impactos pt_BR
dc.subject Identidade cultural pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Racial discrimination pt_BR
dc.subject Prejudice - Impacts pt_BR
dc.subject Cultural identity pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDES, Josefa Jussara Assis.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The impact of racial discrimination on the construction of black child identity in the city of Cajazeiras. pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDES, Josefa Jussara Assis.O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras. 2016. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta