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Discussão étnico-racial na educação infantil sob a perspectiva de professoras.

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dc.creator.ID GOMES, E. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1562543020042282 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 BATISTA , Maria Thais de Oliveira.
dc.contributor.referee2 FEITOSA , Belijane Marques.
dc.description.resumo Apresentamos, neste trabalho, uma discussão voltada para a temática étnico-racial na Educação Infantil, tendo como problema de pesquisa: Como professoras intervêm na questão racial, em sala de aula, a partir do momento em que percebe a incidência de preconceitos entre as crianças? E para responder à problemática temos como objetivos: analisar a concepção de professoras com relação à discussão racial na Educação Infantil; conhecer o que professoras pensam acerca da questão étnico racial e suas implicações para o processo educativo; identificar metodologias utilizadas, por professoras, que levem em consideração o desafio de desconstruir os conhecimentos prévios acerca do preconceito racial em sala de atividades educativas; e discutir se a pré-escola oferece formação continuada para professores para tratar da temática racial. Para o estudo da temática trazemos ideias de autores como: Dias (2012), Duarte (2011), Ferreira (2008), Rosemberg (2011), Santana (2006), Silva e Souza (2013), dentre outros. Trazemos, ainda, algumas legislações que estabelecem a obrigatoriedade que envolvem a temática em questão. O capítulo metodológico está subdividido em cinco subtópicos, iniciando-se com o tipo de abordagem qualitativa. Quanto aos sujeitos e a unidade pesquisada, entrevistamos quatros professoras que trabalham com crianças na faixa etária de 4 e 5 anos de idade da Educação Infantil na região de Cajazeiras/PB. Fizemos uso da entrevista semiestruturada e para a técnica de análise optamos pela análise de conteúdo. Diante das análises constatamos que a discussão étnico-racial não acontece como deveria, somente se discute em datas comemorativas, principalmente em 20 de novembro em virtude do dia da consciência negra. Não há formação para professores, só existe um projeto desenvolvido, anualmente, criado pela Secretaria de Educação do município para subsidiar todas as escolas da rede municipal de ensino e para todas as faixa etárias. As professoras, ainda, enfatizam que essa discussão também flui no cotidiano, quando acontece algum preconceito racial em sala de aula e, a partir do fato é que acontece a intervenção e a conscientização. Por fim, vimos que vivemos, ainda, numa cultura enraizada de preconceitos dos mais diversos e que as crianças são vítimas dessa situação. Cabe aos professores intervir e discutir essa temática em sala de aula, a partir de uma formação específica que contemple essa discussão, só assim poderemos, aos poucos, desconstruir o preconceito existente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Discussão étnico-racial na educação infantil sob a perspectiva de professoras. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-16
dc.description.abstract At this paper, we show a discussion about the following theme of ethnic-racial in Child Education, which it has like a research problem: How do the teachers intercede in the racial subjects into classrooms from the moment they notice the incidence of prejudice among kids? In order to answer this question we have some aims like: analyze women teachers’ conception regard to racial discussion in Child Education; to know what they think about this issue and its implications in educative process; to identify teaching methodologies used by teachers which take into account the challenge to deconstruct previous knowledge about racial prejudice in classrooms; and engage a conversation if pre-school offer recurrent training to teachers deal with this problem. To study this theme we brought in some authors’ ideas, for instance, Dias-2012, Duarte-2011, Ferreira – 2008, Rosenberg – 2011, Santana-2003, Silva and Sousa-2013. We also draw attention to some legislation that establishes obligation what includes the topic we are talking about. The methodology chapter is subdivided in five subtopics, it begins with qualitative approaching. As regarding people and the researched unit, we interviewed women teachers that work with four or five-year-old kids from Child Education in region on the Cajazeiras City- Paraíba. We performed a semi structured interview and we decide in favor of a content examination like an analysis technique. In face of that analysis we testify that ethnic-racial discussion does not happen how it should be. The subject just comes up when there are commemorative dates like November 20th the Black Conscious day, but there is no teacher training, only a yearly developed project created by Board of Education in urban community in order to help all schools in the county that work with every age group. The women teachers emphasize it is a daily discussion and, from the moment, some sort of prejudice occurs in the classroom there is an intervention and awareness. At least, we notice we still live in a culture where preconception had taken root and kids in general are the victims. So, it is teachers’ responsibility intervene and dialogue the topic under consideration, assisted by a recurrent training, as a result, we can, step by step, tear down the existing racism. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5185
dc.date.accessioned 2019-07-31T09:37:58Z
dc.date.available 2019-07-31
dc.date.available 2019-07-31T09:37:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Questão étnico racial pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Preconceito pt_BR
dc.subject Discriminação pt_BR
dc.subject Racismo pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Racial Ethnic Question pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Preconception pt_BR
dc.subject Discrimination pt_BR
dc.subject Racism pt_BR
dc.subject Classroom pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Eridiany Bezerra.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Ethnic-racial discussion in early childhood education from the perspective of teachers. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Eridiany Bezerra. Discussão étnico-racial na educação infantil sob a perspectiva de professoras. 2018. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


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