DSpace/Manakin Repository

Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 4° ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LAVOR, L. A. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2010633080573624 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 AMARAL , Maria Gerlaine Belchior
dc.contributor.referee2 BATISTA , Maria Thais de Oliveira.
dc.description.resumo Trabalhamos na presente monografia o tema dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita. A temática surgiu a partir da experiência vivenciada, por muitos anos, com alunos de reforço e de relatos constantes e angustiantes de colegas professores de Escolas de Ensino Fundamental da cidade de Umari-CE e de pais de alunos. A pergunta de partida é: O que leva alunos do 4° ano do Ensino Fundamental a não saberem ler e escrever. Para responder ao questionamento temos como objetivo geral: Analisar as principais dificuldades de leitura e escrita de alunos de 4° ano do Ensino Fundamental e como objetivos específicos: realizar um levantamento, junto à professora da turma, acerca dos alunos que não sabem ler e escrever; discutir a problemática da aprovação automática na Escola Pública e refletir as consequências do não aprendizado da leitura e da escrita para a vida escolar de alunos do 4° ano. Partindo dessa problematização realizamos um estudo de campo com alunos e professores de uma instituição pública na cidade de Umari/CE e verificamos quais os fatores que interferem no desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos. Partimos do pressuposto de que o processo de alfabetização tem sido um desafio presente na profissão docente, uma vez que em decorrência de muitos fatores intervenientes, tende a não se efetivar nos primeiros anos do Ensino Fundamental, tornando-se um problema a ser enfrentado nos anos seguintes, pois leva o aluno a ficar retido ou a ser aprovado automaticamente, os quais atrapalham o desenvolvimento do aluno, levando-o a perder o estímulo pelas aulas e, consequentemente, evadir-se do ambiente Escolar. A pesquisa está fundamentada, principalmente, nas discussões de Luckesi (2011); Vasconcellos (2014); Ferreiro (2011), dentre outros, que nos permitiram chegar à conclusão de que é necessário uma ressignificação das práticas pedagógicas presentes na educação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 4° ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract This monograph works the theme of learning difficulties in reading and writing. The thematic came from personal experience, from many years, with students from Cram schools and from frequent distressing reports of coworkers from elementary schools of Umari-CE and parents of students. The starting question is about what makes the students from the 4° year of middle school to not know how to read and write. To answer the questioning we have as the general goal: to analyze the main difficulties of reading and writing of students from the 4° year of elementary school. And as specific goals: To conduct a survey, together with the class teacher, about the students that don‟t know how to read and write; to discuss the problem of the automatic acceptance in public schools and to reflect the consequences of not learning how to read and write for the school life of students from the 4° year. Starting from this problem, we performed a field study with students and teachers from a public school from Umari/CE and we verified which are the reasons that interfere in the development of the reading and writing of the students. Starting from the assumption that the process of literacy hás been a present challenge in the teaching profession, as a result of many intervening factors, tend to not be effective in the first years of elementary school, turning in a problem to be solved during the following years, because it makes the student to become withheld or approved automatically, both of which disturb the development of the student, causing him to lose the motivation for the classes and, consequently, the evasion of the school environment.The reserch is based, mainly, on the theories of Luckesi (2011); Vasconcellos (2014); Ferreiro (2011), among others, that allowed us to come with the conclusion that is required a redetermination of the teaching practices present in education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5187
dc.date.accessioned 2019-07-31T10:13:25Z
dc.date.available 2019-07-31
dc.date.available 2019-07-31T10:13:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Dificuldades de aprendizagem pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Learning difficulties pt_BR
dc.subject Reading and writing pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LAVOR, Leila Aparecida Maciel de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning difficulties in reading and writing of 4th grade students. pt_BR
dc.identifier.citation LAVOR, Leila Aparecida Maciel de. Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 4° ano do ensino fundamental. 2017. 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta