DSpace/Manakin Repository

A contribuição de jogos matemáticos no processo de ensino e aprendizagem em escolas do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAUJO, D. L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8728873585871298 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTE, N. I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Felipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.referee2 COSTA, Ana Luiza Araújo.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.araujo3
dc.description.resumo O presente trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, expõe a importância do uso dos jogos no processo de ensino aprendizagem da matemática. Tendo como tema central “A Contribuição de Jogos Matemáticos no Processo de Ensino e Aprendizagem em Escolas do Campo”, realizado com os alunos de uma turma de 6°ano do Ensino Fundamental na Escola do Campo U.M.E.I.E José Bonifácio Barbosa de Andrade, distrito de PIO X, município de Sumé - PB. A utilização dos jogos nas aulas de Matemática tem uma considerável contribuição no processo de ensino/aprendizagem dos educandos, pois tem a possibilidade de promover a construção da autonomia, desenvolver a criatividade e o gosto em aprender. Apoiamos os jogos como um recurso para o ensino da Matemática, pois o professor tem a oportunidade de criar um ambiente agradável, onde os educandos tem a oportunidade de interagir tanto com os colegas quanto com o professor, tendo várias trocas de experiências e discussões, oportunizando os educandos a construírem conhecimentos de uma forma mais prazerosa e interativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A contribuição de jogos matemáticos no processo de ensino e aprendizagem em escolas do campo. pt_BR
dc.date.issued 2016-10-14
dc.description.abstract This work completion of the Field Education degree course, exposes the importance of the games use in mathematics teaching and learning process. With the central theme "Mathematical Games Contribution in the Teaching and Learning Process in Rural Schools" held with the students in a class of 6th grade of elementary school in the Field School UMEIE Jose Bonifacio Barbosa de Andrade, PIO district X, municipality of Sumé - PB. The use of games in math classes has a considerable contribution in the teaching / learning process of the students, it has the possibility of promoting the construction of autonomy, develop creativity and happy to learn. We support the games as a resource for teaching mathematics because the teacher has the opportunity to create a pleasant environment where students have much opportunity to interact with peers and with the teacher, and several exchanges of experiences and discussions, providing opportunities the students to build expertise in a more enjoyable and interactive way. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5193
dc.date.accessioned 2019-07-31T11:07:26Z
dc.date.available 2019-07-31
dc.date.available 2019-07-31T11:07:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Jogos matemáticos pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Mathematics education   pt_BR
dc.subject Mathematical games   pt_BR
dc.subject Field education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Débora Lafaerte Simões de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contribution of mathematical games in the teaching and learning process in rural schools. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Débora Lafaerte Simões de. A contribuição de jogos matemáticos no processo de ensino e aprendizagem em escolas do campo. 2016. 32f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5193 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta