dc.creator.ID |
ARAUJO, D. L. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8728873585871298 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAVALCANTE, N. I. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Felipe Gervásio Pinto da. |
|
dc.contributor.referee2 |
COSTA, Ana Luiza Araújo. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.araujo3 |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, expõe a
importância do uso dos jogos no processo de ensino aprendizagem da matemática. Tendo
como tema central “A Contribuição de Jogos Matemáticos no Processo de Ensino e
Aprendizagem em Escolas do Campo”, realizado com os alunos de uma turma de 6°ano do
Ensino Fundamental na Escola do Campo U.M.E.I.E José Bonifácio Barbosa de Andrade,
distrito de PIO X, município de Sumé - PB. A utilização dos jogos nas aulas de Matemática
tem uma considerável contribuição no processo de ensino/aprendizagem dos educandos, pois
tem a possibilidade de promover a construção da autonomia, desenvolver a criatividade e o
gosto em aprender. Apoiamos os jogos como um recurso para o ensino da Matemática, pois o
professor tem a oportunidade de criar um ambiente agradável, onde os educandos tem a
oportunidade de interagir tanto com os colegas quanto com o professor, tendo várias trocas de
experiências e discussões, oportunizando os educandos a construírem conhecimentos de uma
forma mais prazerosa e interativa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A contribuição de jogos matemáticos no processo de ensino e aprendizagem em escolas do campo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-10-14 |
|
dc.description.abstract |
This work completion of the Field Education degree course, exposes the importance of the
games use in mathematics teaching and learning process. With the central theme
"Mathematical Games Contribution in the Teaching and Learning Process in Rural Schools"
held with the students in a class of 6th grade of elementary school in the Field School UMEIE
Jose Bonifacio Barbosa de Andrade, PIO district X, municipality of Sumé - PB. The use of
games in math classes has a considerable contribution in the teaching / learning process of the
students, it has the possibility of promoting the construction of autonomy, develop creativity
and happy to learn. We support the games as a resource for teaching mathematics because the
teacher has the opportunity to create a pleasant environment where students have much
opportunity to interact with peers and with the teacher, and several exchanges of experiences
and discussions, providing opportunities the students to build expertise in a more enjoyable
and interactive way. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5193 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-31T11:07:26Z |
|
dc.date.available |
2019-07-31 |
|
dc.date.available |
2019-07-31T11:07:26Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos matemáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics education |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematical games |
pt_BR |
dc.subject |
Field education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Débora Lafaerte Simões de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The contribution of mathematical games in the teaching and learning process in rural schools. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Débora Lafaerte Simões de. A contribuição de jogos matemáticos no processo de ensino e aprendizagem em escolas do campo. 2016. 32f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5193 |
pt_BR |