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Relação teoria-prática no estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência de discentes de pedagogia.

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dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9664900852288265 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F.
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Maria de Lurdes.
dc.contributor.referee2 LIRA, Rejane Maria de Araújo.
dc.description.resumo O objeto de estudo deste trabalho monográfico é a análise sobre a relação teoria-prática no Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, segundo estagiárias do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) campus de Cajazeiras/PB. Nosso problema de pesquisa foi assim delineado: como pedagogos em formação veem as contribuições da disciplina de estágio para a prática docente e a utilização do lúdico em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para isso, tivemos como objetivo geral o de analisar o que pedagogos em formação compreendem acerca da utilização da ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir do entendimento das contribuições da disciplina de Estágio Supervisionado. Como objetivos específicos, mapeamos os diferentes entendimentos de ludicidade na literatura vigente; identificamos os diferentes entendimentos de ludicidade que norteiam as práticas docentes no Ensino Fundamental para estagiários do curso de Pedagogia da Unidade Acadêmica de Educação (UAE) do Centro de Formação de Professores (CFP) UFCG; e discutimos o entendimento da relação teoria-prática nas aulas de Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva de pedagogos em formação. Baseamo-nos nos seguintes autores para fundamentar o trabalho: Libâneo (2001-2013); Paniago; Sarmento (2015); Pimenta; Lima (2006), dentre outros, que revelam que os cursos de formação de professores precisam possibilitar oportunidades concretas que viabilizem a vivência do Estágio Supervisionado como essencial para a construção da identidade profissional do professor. Quanto à metodologia empregada, usamos a pesquisa qualitativa. Em relação ao instrumento de coleta de dados, usamos a entrevista semiestruturada, contendo oito questões, com estudantes do Curso de Pedagogia que já cursaram a disciplina de Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O resultado proporcionou reflexões sobre a prática docente, e uma dessas perpassa pela inclusão de atividades lúdicas na formação profissional, de modo que essa experiência formadora seja refletida na atuação, posterior à universidade, haja vista a necessidade de maior integração entre o lúdico e o trabalho pedagógico, não somente no curso de Pedagogia, mas em todas as outras profissões que demandam o cuidado com o outro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Relação teoria-prática no estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência de discentes de pedagogia. pt_BR
dc.contributor.advisor1ILattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
dc.date.issued 2017-08-21
dc.description.abstract The object of study of this monograph is the analysis about the theory-practice relationship in the Supervised Internship in the initial years of Elementary Education, according to the Pedagogy course interns, of the Federal University of Campina Grande / UFCG, campus of Cajazeiras / PB. Our research problem is thus outlined: how do pedagogues in training perceive the contributions of the Supervised Internship subject to the teaching practice and the use of ludic activities in the classroom in the early years of Elementary School? We have as objectives: to analyze what pedagogues in training figure out about the use of playfulness in the initial years of Elementary School, from the understanding of the contributions of the Supervised Internship subject; to map the different understandings of playfulness in the current literature; to identify the different understandings of playfulness that guide the teaching practices in Elementary Education for interns of the Pedagogy course UAE / CFP / UFCG; and to discuss the understanding of the theory-practice relationship in the Supervised Internship classes in the initial years of Elementary Education from the perspective of pedagogues in training. We based on the following authors to justify the work: Libâneo (2001-2013); Paniago; Sarmento (2015); Pimenta; Lima (2006), among others, who reveal that teacher training courses need to provide concrete opportunities that enable the experience of the Supervised Internship as essential for the construction of the teacher´s professional identity. As to the methodology, we used the qualitative research. In regard to the instrument, we used the semi-structured interview, containing eight questions, with Pedagogy students who have already taken the Supervised Internship course in the initial years of Elementary School. The result has provided reflections on the teaching practice, and one of these undergoes the inclusion of ludic activities in the professional training, so that this formative experience is reflected on the performance, after the university, due to the need of greater integration between the ludic activities and the pedagogical work, not only in the Pedagogy course, but in all other professions that demand care with the other. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5195
dc.date.accessioned 2019-07-31T11:31:07Z
dc.date.available 2019-07-31
dc.date.available 2019-07-31T11:31:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Lúcido pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Supervised internship pt_BR
dc.subject Pedagogy pt_BR
dc.subject Lucid pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Maria Neurimar da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Theory-practice relationship in supervised internship in the early years of elementary school: an experience of pedagogy students. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Maria Neurimar da Silva. Relação teoria-prática no estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência de discentes de pedagogia. 2017. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


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