DSpace/Manakin Repository

Programa nacional de alfabetização na idade certa: da teoria ás práticas em sala de aula no Município de São José de Piranhas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIRA, A. J. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9866280554138379 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Wiama de Jesus Freitas pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.referee2 NOVIKOFF, Cristina.
dc.description.resumo Essa monografia intitulada “Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa: da teoria às práticas em salas de aula no município de São José de Piranhas”, tece algumas considerações em torno do tema Política Nacional de Alfabetização. Tem como questão de pesquisa a necessidade de se compreender de que modo a alfabetização preconizada pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) vem sendo implementada no município de São José de Piranhas - PB. Consiste em uma investigação de como acontece às práticas pedagógicas das docentes alfabetizadoras do PNAIC nos três primeiros anos do ensino fundamental tendo em vista, o percurso de correspondência da teoria às práticas de alfabetização à luz do que preconiza o PNAIC. As discussões teóricas mostraram o contexto da criação do PNAIC, os conceitos de alfabetização e letramento na concepção do PNAIC, de Magda Soares (2012) e de Paulo Freire (2009; 2005; 2009). A pesquisa realizou-se tomando como base a metodologia qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma entrevista semiestruturada aplicada junto a seis professoras do PNAIC de duas escolas públicas do município de São José de Piranhas - PB, bem como com as duas orientadoras de estudo e a coordenadora pedagógica do referido Programa. Este estudo amplia as discussões sobre a relevância do processo de alfabetização nos três primeiros anos do ensino fundamental. Os resultados da investigação mostram que as educadoras entrevistadas desenvolvem suas práticas educativas seguindo preponderantemente a concepção de alfabetização do PNAIC, limitando-se ao que lhes é imposto por um Programa educacional abandonando assim, a concepção de alfabetização como uma política de interação com o mundo defendida por Freire. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Programa nacional de alfabetização na idade certa: da teoria ás práticas em sala de aula no Município de São José de Piranhas. pt_BR
dc.date.issued 2016-10-05
dc.description.abstract This monograph entitled "National Program for Literacy at the Right Age¹: from theory to practice in classrooms in São José de Piranhas", presents some considerations about the theme National Literacy Policy. Its research question the necessity of understand how literacy recommended by the National Program for Literacy at the Right Age (PNAIC) has been implemented in São José de Piranhas - PB. It consists in a research of how it works the pedagogical practices of literacy teachers of PNAIC in the first three years of elementary school, considering the correspondence progress from theory to literacy practices in light of what is recommended by the PNAIC. The theoretical discussions showed the context of the creation of PNAIC, literacy and initial reading instruction concepts in the design of PNAIC, Magda Soares (2010, 2012) and Paulo Freire (1996; 2005; 2009). The research was realized based on the qualitative methodology. The data collection instrument used was one semi-structured interview applied with six PNAIC teachers of two public schools in São José de Piranhas – PB, as well as the two guiding study and the pedagogical coordinator of the program. This study extends the discussions on the relevance of literacy process in the first three years of elementary school. The research results show that the teachers interviewed develop their educational practices following mainly the design of PNAIC literacy, limited to what is imposed on them by an educational program abandoning thus the conception of literacy as an interaction policy with the world defended by Freire. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5198
dc.date.accessioned 2019-07-31T11:56:30Z
dc.date.available 2019-07-31
dc.date.available 2019-07-31T11:56:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject PNAIC pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Docentes Alfabetizadoras pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.subject Literacy Teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIRA, Anne Jakeline de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative National literacy program at the right age: from theory to classroom practices in the Municipality of São José de Piranhas. pt_BR
dc.identifier.citation LIRA, Anne Jakeline Gomes de. Programa nacional de alfabetização na idade certa: da teoria ás práticas em sala de aula no município de São José de Piranhas. 2016. 86 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta