DSpace/Manakin Repository

A educação musical e o ensino não formal: um estudo sobre a Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima da cidade de Sumé – PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8609337930273664 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Erivan.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1339301590700551 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccartigo.souza
dc.description.resumo Este trabalho de pesquisa enfoca sobre o ensino de música não-formal em um ambiente não-formal, mostrando um tipo de educação musical como instrumento pedagógico que está para além das salas de aulas de conservatórios de música e, do ensino exigido pela lei 11.769/2008 que obriga a presença da educação musical nos anos fundamentais do ensino brasileiro. A pesquisa foi motivada pelo meu gosto pessoal pela arte música e, bem como a partir do nosso problema de pesquisa que diz o seguinte: Como a educação musical não formal existente na banda de música Maestro Antônio Josué de Lima, pode amenizar o problema da ausência da educação musical no município de Sumé, a partir de suas práticas pedagógicas em conexão com as escolas de ensino regular. No entanto, no decorrer do processo, percebemos que tal questão só poderia começar a ser respondida se começássemos por compreender como se dá esse ensino não formal no contexto enfocado. Desse modo, o nosso objetivo central passou a ser, observar e, consequentemente, buscar compreensões de como esse processo de transmissão da educação musical não formal se dá no contexto da Filarmônica Maestro Antônio Josué de Lima – para crianças, jovens e adultos – da cidade de Sumé/PB. Assim, obtivemos os dados através dos questionários aplicados na pesquisa de campo que foi feita no local onde acontecem as aulas, tomando como base as informações do professor e dos seus alunos. Concluímos nosso trabalho de pesquisa entendendo que o espaço não-formal oferece grandes oportunidades no aprendizado da música, e que a educação no espaço não-formal vai continuar sendo um importante instrumento que leva o aluno para o convívio social inclusivo e democratizante. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A educação musical e o ensino não formal: um estudo sobre a Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima da cidade de Sumé – PB.
dc.date.issued 2016-10
dc.description.abstract This research focuses on the non-formal music education in a non-formal setting, showing a kind of musical education as a teaching instrument that is beyond the conservatories of classrooms music and education required by law 11,769 / 2008 requires the presence of music education in the key years of Brazilian education. The research was motivated by my personal taste for art and music, as well as from our research problem that says the following: As the existing non-formal music education in Maestro Antonio music band Josué de Lima, can alleviate the problem of absence of music education in the municipality of Sume, from their teaching practices in connection with the normal schools? However, in the process, we realized that such a question could only begin to be answered if we begin to understand how is this non-formal education in focused context. Thus, our main goal has become to observe and consequently seek understanding of how this process of transmission of non-formal music education takes place in the context of the Philharmonic Maestro Antonio Josué de Lima - for children, youth and adults - the city of Sumé / PB. Thus, we obtained the data through questionnaires applied in that field research was done at the place where the classes take place, based on the teacher's information and its students. We conclude our research understanding that the non-formal area offers great opportunities for learning music, and that education in non-formal space will remain an important tool that takes the student to inclusive and democratizing social life. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5202
dc.date.accessioned 2019-07-31T12:49:13Z
dc.date.available 2019-07-31
dc.date.available 2019-07-31T12:49:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação musical pt_BR
dc.subject Ensino de música pt_BR
dc.subject Educação não formal pt_BR
dc.subject Bandas de música pt_BR
dc.subject Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima – Sumé - PB pt_BR
dc.subject Musical education   pt_BR
dc.subject Music teaching   pt_BR
dc.subject Non-formal education   pt_BR
dc.subject Music bands   pt_BR
dc.subject Municipal Philharmonic Conductor Antonio Josué de Lima - Sumé - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Simone Barros de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Simone Barros de. A educação musical e o ensino não formal: um estudo sobre a Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima da cidade de Sumé – PB. 2016. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta