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A construção da identidade profissional de professores da educação infantil.

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dc.creator.ID GARRIDO, W. B. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7409730352279651 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GONÇALVES, Dorgival Fernandes.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Dorgival Gonçalves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA , Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 BATISTA , Maria Thais de Oliveira.
dc.description.resumo O presente trabalho monográfico intitulado A construção da identidade profissional de professores da Educação Infantil teve como objetivo geral analisar como se dá o processo de construção da identidade profissional de professores da Educação Infantil de duas escolas públicas no município de Sousa-PB. Como objetivos específicos, buscou-se caracterizar as relações que os professores conseguem desenvolver com seus cursos de formação, identificar as teorias utilizadas pelos professores no exercício da docência, averiguar as concepções dos professores da educação infantil acerca do que é ser professor e verificar como o professor se relaciona com o seu trabalho. A escolha desse tema surgiu a partir das inquietações acerca da construção da identidade profissional docente enquanto futura educadora da Educação Infantil. A abordagem metodológica escolhida para a pesquisa foi a abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada contendo seis questões, relacionadas ao tema já citado, junto a seis professoras que atuam na Educação Infantil. A análise dos dados mostrou pelos relatos das entrevistadas que a escolha pela profissão aconteceu pela influência da família, pelos sonhos de criança, ou ainda devido aos discursos veiculados pelos meios de comunicação em que aparece a profissão de professora como modelo, e a baixa concorrência para a seleção de ingresso no curso de Pedagogia. O posicionamento das professoras nos permite pensar a docência como uma atividade de amor, ou seja, é uma ação profissional que tem como pressuposto o sentimento e a percepção de bem-estar sobre si mesmo ao desenvolver o seu trabalho docente. Desse modo, as entrevistadas acreditam na perspectiva poética, enxergando a criança como indivíduo ingênuo, gracioso, e que precisa ser preservado da sociedade. Além disso, uma parte considerável das professoras enfatiza que nem sempre as teorias fundamentam suas práticas, recorrendo-se aos saberes da experiência e neles apostando para a qualidade do seu trabalho.Assim, ficou evidente um alerta para a formação inicial, isto devido às dificuldades percebidas quanto à articulação necessária da teoria e da prática. Pode-se perceber, pelos relatos das professoras, que os saberes acadêmicos ajudam em seu ofício pedagógico. Todavia, o primordial para ser professor acontece na própria vivência em sala de aula, na prática. Dessa forma, nas considerações finais desse trabalho, fica evidente a necessidade de estudos mais apurados sobre os aspectos que constituem a identidade profissional do professor, visto que algumas situações inclusive em caráter legal na Educação Infantil precisam ser defendidas e efetivadas na política nacional. Além disso, sabe-se que a realidade de hoje na Educação ainda causa preocupações, já que faltam investimentos materiais e financeiros, bem como um substancial aperfeiçoamento dos processos de formação dos profissionais que atuam nesta modalidade de educação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A construção da identidade profissional de professores da educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2016-09-29
dc.description.abstract This monograph entitled: The construction of the professional identity of teachers of early childhood education; aimed to analyze how is the professional identity construction process Early Childhood Education teachers of two public schools in the city of Sousa-PB. The specific objectives are: Characterize the relationships that teachers can develop with its training courses; Identify the theories used by teachers in the teaching profession; Ascertain the views of the kindergarten teachers about what is to be a teacher and see how the teacher relates to your own work. The choice of this theme arose from concerns about the construction of the teaching professional identity as a future educator of early childhood education. The methodological approach chosen for the research was the qualitative approach. The data collection was carried out by applying a semi-structured interview with six questions related to the topic mentioned above, with six teachers who work in kindergarten. The analysis of the data showed by the interviewees reported that choosing the profession happened by the influence of the family, the childhood dreams, or because the discourses conveyed by the media it appears the teacher profession as a model, and low competition for the ticket selection in the Faculty of Education. The positioning of the teachers allows us to think of teaching as a love activity, that is, is a professional action that presupposes the feeling and perception of well-being about yourself to develop your teaching. Thereby, the interviewees believe in the poetic perspective, seeing the child as an individual naive, graceful, and that needs to be preserved in society. Moreover, a considerable part of the teachers emphasizes that not all the theories underlying their practices, by resorting to the knowledge and experience of them betting for the quality of their work. Thus an alert to the initial formation was evident that because of the difficulties perceived as the necessary articulation of theory and practice. Can be seen, the reports of the teachers, the academic knowledge help in their pedagogical craft. However, the primary to be a teacher happens in their own experience in the classroom, in practice. So, in the final considerations of this work, it is evident the need for more accurate studies on the aspects that make up the professional identity of the teacher, as some situations including legal character in kindergarten must be defended and effect in national politics. Furthermore, it is known that today's reality in education still cause concern, as they lack material and financial investments, as well as a substantial improvement of the professional training processes that operate in this type of education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5204
dc.date.accessioned 2019-07-31T14:11:38Z
dc.date.available 2019-07-31
dc.date.available 2019-07-31T14:11:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Identidade profissional pt_BR
dc.subject Professores - educação infantil pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Professional Identity pt_BR
dc.subject Teachers - Early Childhood Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GARRIDO, Wigna Begna Fernandes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The construction of the professional identity of preschool teachers. pt_BR
dc.identifier.citation GARRIDO, Wigna Begna Fernandes. A construção da identidade profissional de professores da educação infantil. 2016. 71 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


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