DSpace/Manakin Repository

As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, E. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7884216037181602 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, E. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7884216037181602 pt_BR
dc.contributor.referee1 AIRES, José Luciano de Queiroz.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Wallace Ferreira de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.oliveira
dc.description.resumo O presente trabalho investiga quais as concepções religiosas são abordadas pelas práticas pedagógicas abordadas no Ensino Religioso no Ensino Fundamental II, tendo como campo e pesquisa a Escola Ildefonso Anselmo da Silva, na cidade de Amparo- PB. Tendo como interesses específicos: historicizar o Ensino Religioso na história da educação brasileira; apontar as metodologias utilizadas na disciplina de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II; e identificar as concepções religiosas abordadas de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II. Buscamos subsídios teóricos em Queiroz e Cavalcanti. Usando como procedimento metodológico a abordagem qualitativa, através de pesquisa de campo para a coleta de dados. Por meio deste trabalho pudemos ver a forma de como o Ensino Religioso como componente curricular é trabalhado nas escolas públicas brasileiras, através das práticas metodológicas tidas em sala de aula e nas abrangências da comunidade escolar, com maior ênfase na escola pesquisada. Cuja as conclusões apontam para uma permanência de um ensino cristocentrico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB). pt_BR
dc.date.issued 2015-12-02
dc.description.abstract The current work investigates which religious conceptions are approached by the pedagogical practices presented on the religious education in the Fundamental Teaching II, having as field and research, Idelfonso Anselmo da Silva school, in the city of Amparo (PB). Having as specific goals: to document the religious teaching in brazilian education history; to show the metodologies used in the subjects of religious education in the Fundamental Teaching II; and identify the religious conceptions brouched on the religious education in the Fundamental Teaching II. We searched theoretical subsidy in Queiroz and Cavalcanti. Using as methodological proceeding a qualitative approach, through field research, for data gathering. By means of this work, we could see the way how religious education, as a component of curriculum, is performed in brazilian public schools, through the methodological practices in classrooms and in the scope of school comunity, with greater emphasis at the researched school. Wich conclusions point to a permanent cristocentrico teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5205
dc.date.accessioned 2019-07-31T14:13:07Z
dc.date.available 2019-07-31
dc.date.available 2019-07-31T14:13:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Metodologia pt_BR
dc.subject Religião - ensino pt_BR
dc.subject Education   pt_BR
dc.subject Curriculum   pt_BR
dc.subject Methodology   pt_BR
dc.subject Religion - Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Edvirges Batista de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The pedagogical practices approached in the subject of religious teaching at the "Idelfonso Anselmo da Silva" School (Amparo-PB). pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Edvirges Batista de. As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB). 2015. 128f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5205 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta