dc.creator.ID |
OLIVEIRA, E. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7884216037181602 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, E. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7884216037181602 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AIRES, José Luciano de Queiroz. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Wallace Ferreira de. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.oliveira |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho investiga quais as concepções religiosas são abordadas pelas
práticas pedagógicas abordadas no Ensino Religioso no Ensino Fundamental II,
tendo como campo e pesquisa a Escola Ildefonso Anselmo da Silva, na cidade de
Amparo- PB. Tendo como interesses específicos: historicizar o Ensino Religioso na
história da educação brasileira; apontar as metodologias utilizadas na disciplina de
Ensino Religioso no Ensino Fundamental II; e identificar as concepções religiosas
abordadas de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II. Buscamos subsídios
teóricos em Queiroz e Cavalcanti. Usando como procedimento metodológico a
abordagem qualitativa, através de pesquisa de campo para a coleta de dados. Por
meio deste trabalho pudemos ver a forma de como o Ensino Religioso como
componente curricular é trabalhado nas escolas públicas brasileiras, através das
práticas metodológicas tidas em sala de aula e nas abrangências da comunidade
escolar, com maior ênfase na escola pesquisada. Cuja as conclusões apontam para
uma permanência de um ensino cristocentrico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-12-02 |
|
dc.description.abstract |
The current work investigates which religious conceptions are approached by the
pedagogical practices presented on the religious education in the Fundamental
Teaching II, having as field and research, Idelfonso Anselmo da Silva school, in the
city of Amparo (PB). Having as specific goals: to document the religious teaching in
brazilian education history; to show the metodologies used in the subjects of religious
education in the Fundamental Teaching II; and identify the religious conceptions
brouched on the religious education in the Fundamental Teaching II. We searched
theoretical subsidy in Queiroz and Cavalcanti. Using as methodological proceeding a
qualitative approach, through field research, for data gathering. By means of this
work, we could see the way how religious education, as a component of curriculum,
is performed in brazilian public schools, through the methodological practices in
classrooms and in the scope of school comunity, with greater emphasis at the
researched school. Wich conclusions point to a permanent cristocentrico teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5205 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-31T14:13:07Z |
|
dc.date.available |
2019-07-31 |
|
dc.date.available |
2019-07-31T14:13:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia |
pt_BR |
dc.subject |
Religião - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
Methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Religion - Teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Edvirges Batista de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The pedagogical practices approached in the subject of religious teaching at the "Idelfonso Anselmo da Silva" School (Amparo-PB). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Edvirges Batista de. As práticas pedagógicas abordadas na disciplina de ensino religioso na Escola "Idelfonso Anselmo da Silva" (Amparo-PB). 2015. 128f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5205 |
pt_BR |