DSpace/Manakin Repository

Educação de jovens e adultos do campo: a proposta do Projovem Campo Saberes da Terra no Município de Sumé.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SIQUEIRA, E. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3780264828952372 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Maria do Socorro.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6964593101151807 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.siqueira2
dc.description.resumo Esta pesquisa teve como objetivo compreender o significado de uma política educacional para juventude da agricultura familiar/camponesa concretizada pelo Programa "Projovem Campo Saberes da Terra", que começou no Brasil, levantada por conflitos e reivindicações dos movimentos sociais desde 2005, e suas várias mudanças ao longo das edições, para formação de novas turmas, como o mais recente em 2014, aberta para estados e municípios apresentarem propostas. A abordagem qualitativa numa perspectiva do materialismo dialético contribuiu para a compreensão do objeto, e fundamentou a elaboração de procedimentos e ferramentas de pesquisa e análise de informações, buscamos suporte teórico em BOGDAN (1994), MINAYO (2010) e FRIGOTTO (2010). Para categoria analítica Educação do Campo, nos referenciamos em CALDART (2012), MOLINA (2004) e SILVA (2000, 2009); Política educacional baseada em AZEVEDO (2004) e LIBÂNEO (1994); e a Educação de Jovens e Adultos, que trabalhamos com FREIRE (1987) e PAIVA (1985). O tratamento das informações recolhidas durante a pesquisa buscamos suporte teórico em BARDIN (2010), utilizando a análise do conteúdo que possibilitou identificar os pontos de diálogo entre Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo. A exclusão da escolarização desses sujeitos foi tratada ao longo da história por campanhas, projetos e programas geralmente descontínuos e desarticulados entre si. Somente com a proposição dos movimentos do campo e a articulação do Movimento da Educação do Campo no Brasil, vamos ter propostas de escolarização especificas para os jovens e adultos do campo, dentre as quais: O Projovem Campo Saberes da Terra. A implementação da primeira turma deste Programa no Munícipio de Sumé, envolveu egressos da Licenciatura em Educação do Campo, com uma proposta que combina escolarização e qualificação social e profissional, com um currículo integrado por eixos temáticos, que busca contextualizar os conhecimentos a realidade dos educandos/as. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Educação de jovens e adultos do campo: a proposta do Projovem Campo Saberes da Terra no Município de Sumé. pt_BR
dc.date.issued 2016-06-02
dc.description.abstract This research aimed to understand the meaning of an educational policy for youth from family/peasant agriculture concretized by “Projovem Campo Saberes da Terra” Program, which begins in Brazil, raised by conflits and claims of social movements since 2005, and their several changes along editions, to the formation of new classes, as the most recent in 2014, opened to States and Cities show proposals. The qualitative approach from the dialectical materialism perspective contributed to the comprehension of the object, and grounded the elaboration of procedures and research tools and analysis of information, it was taken theoretical support in BOGDAN (1994), MINAYO (2010) and FRIGOTTO (2010). To the analytics category Field Education, the reference was in CALDART (2012), MOLINA (2004) and SILVA (2000, 2009); Educational Policy based on AZEVEDO (2004) and LIBÂNEO (1994); and TheYouth and Adult Education, it has worked with FREIRE (1987) and PAIVA (1985). The treatment of the collected information during the theoretical research was supported in BARDIN (2010), using the content analysis which enabled identify the points of dialogue between Youth and Adult Education and Field Education. The exclusion of schooling from these students was treated along the history by campaigns, projects and programs usually discontinuous and disjointed each other. Just with the proposition from field movements and articulation of The Field Education Movement in Brazil, we will have proposals of specific schooling for youth and adults from rural areas, among which: “O Projovem Campo Saberes da Terra” Program. The implementation from the first class of this Program in Sumé Town, involved graduated students from Field Education Graduation, with a proposal which combines education and social professional skills, with a curriculum integrated by thematic axes, which demand contextualize acquirements with students reality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5207
dc.date.accessioned 2019-07-31T14:22:24Z
dc.date.available 2019-07-31
dc.date.available 2019-07-31T14:22:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Política educacional do campo pt_BR
dc.subject Education   pt_BR
dc.subject Youth and adult education   pt_BR
dc.subject Field educational policy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SIQUEIRA, Erivaldo Tiago de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Rural youth and adult education: the proposal of the Projovem Campo Knowledges of the Land in the Municipality of Sumé. pt_BR
dc.identifier.citation SIQUEIRA, Erivaldo Tiago de. Educação de jovens e adultos do campo: a proposta do Projovem Campo Saberes da Terra no Município de Sumé. 2016. 87f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5207 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta