DSpace/Manakin Repository

Educação física no processo de aprendizagem: um estudo sobre o corpo em uma escola do campo no cariri paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAUJO, F. M. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2491835846379230 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, P. J. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8405858467514427 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Priscilla Pinto Costa da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.araujo
dc.description.resumo A presente pesquisa buscou analisar o trato que o corpo recebe no contexto escolar enquanto objeto de intervenção do conhecimento da Educação Física no ensino Fundamental I da Escola do Campo no cariri paraibano. Esta temática situa-se no âmbito dos estudos relacionados aos processos de aprendizagem, tendo como foco, o ensino da Educação Física, especificamente nas propostas pedagógicas centradas no trato com o corpo no Ensino Fundamental I na escola do campo da comunidade Pio X, que esta localizada no distrito em Sumé, estado da Paraíba. Apresentando como recorte de investigação, o corpo e suas representações enquanto objeto de intervenção da Educação Física. Neste sentido é necessário compreender como o corpo é abordado no cotidiano das aulas e como é representado o conhecimento da Educação Física na escola, tendo em vista que se trata de uma escola do campo, uma vez que o corpo é o principal instrumento de trabalho para o homem campesino. Para tanto, a pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico utilizou um questionário, além de um diário de campo como instrumentos para coleta dos dados. Através da pesquisa percebeu-se que os professores da escola do campo apesar da dedicação e esforço, passam por certa dificuldade no tocante das práticas corporais e o uso do corpo nas aulas de Educação Física escolar uma vez que ao deparar com a teoria do processo ensino-aprendizagem oferecida pelos livros didáticos é algo distante da realidade enfrentada nas escolas do campo da região do cariri paraibano. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Educação física no processo de aprendizagem: um estudo sobre o corpo em uma escola do campo no cariri paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-30
dc.description.abstract This research seeks to analyze the treatment that the body receives in the school context as an object of intervention of knowledge of Physical Education in elementary school I Field School in cariri paraibano. This theme is located in the studies related to learning processes, focusing on the teaching of Physical Education, specifically in the pedagogical proposals centered on dealing with the body in the elementary school in the school field of Pio X community, which is located in the district in Sumé, state of Paraiba. Featuring as research cut, the body and its representation as an object of intervention of Physical Education. In this sense it is necessary to understand how the body is covered in the daily routine of classes and it is represented knowledge of Physical Education at school, considering that it is a field school, since the body is the main working tool for man campesino. Therefore, the qualitative research of phenomenological nature used a questionnaire, plus a diary as tools for data collection. Through research it was noticed that the field school teachers despite the dedication and effort, experience some difficulty in terms of bodily practices and the use of the body in Physical Education classes as to come across the theory of teaching process -learning offered by textbooks is something far from reality faced in schools field of cariri paraibano. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5208
dc.date.accessioned 2019-07-31T14:28:11Z
dc.date.available 2019-07-31
dc.date.available 2019-07-31T14:28:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação - ensino pt_BR
dc.subject Educação física pt_BR
dc.subject Escola - conteúdo pt_BR
dc.subject Education - teaching   pt_BR
dc.subject PE   pt_BR
dc.subject School - content pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Flávia Maria Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Physical education in the learning process: a study about the body in a rural school in cariri paraibano. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Flávia Maria Alves de. Educação física no processo de aprendizagem: um estudo sobre o corpo em uma escola do campo no cariri paraibano. 2016. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5208 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta