DSpace/Manakin Repository

Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, G. M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4984900241463675 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Valéria.
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, V. pt_BR
dc.contributor.referee1 MARTINS, Mônica Negreiros.
dc.contributor.referee2 LIMA, Duílio Pereira da Cunha.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.araujo2
dc.description.resumo Tendo como foco a prática da leitura literária na sala de aula do ensino fundamental da escola do campo, a presente pesquisa buscou averiguar sua presença neste espaço, especialmente no que se refere ao gênero dramático, como também de promover estratégias inovadoras na formação do leitor mediante novas possibilidades de leitura do texto literário na sala de aula. Para tanto, foi desenvolvida uma experiência de leitura junto a alunos do 9º ano do ensino fundamental da Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada no Distrito Pio X (zona rural), do Município de Sumé-PB, a partir de uma proposta que incluiua apresentação de diferentes modalidades de leitura da tradicional narrativa para crianças conhecida como Chapeuzinho Vermelho e da sua versão brasileira escrita por Chico Buarque, intitulada Chapeuzinho Amarelo, e, na sequência um exercício de produção textual realizado pelos alunos apoiado no diálogo entre o gênero narrativo e o dramático. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo. pt_BR
dc.date.issued 2016-06-02
dc.description.abstract Focusing the literary reading practice in a classroom from the elementary level of the countryside school, this research aimed verify its presence in this field, especially regardingthe dramatic genre, as also to promote innovative strategiesin the reader training through new possibilities of literary text reading in the classroom. Therefore, it was developed an experience in reading with students from the 9th grade of elementary school from Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, located in Pio X District (rural area), Sumé – PB town, starting from a proposal that includes the presentation of different types of reading, by using some theatrical languageelements, from the knowing narrative for children entitledLittle Red Riding Hood and its Brazilian version written by Chico Buarque, entitled Little Yellow Riding Hood and, in sequence an exercise of text production made by the students supported at the dialogue between the narrative genre and the dramatic genre. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5210
dc.date.accessioned 2019-07-31T14:34:15Z
dc.date.available 2019-07-31
dc.date.available 2019-07-31T14:34:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação - ensino pt_BR
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject Leitura - leitor pt_BR
dc.subject Texto literário pt_BR
dc.subject Education - teaching   pt_BR
dc.subject Country school   pt_BR
dc.subject Reading - reader   pt_BR
dc.subject Literary text pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From narrative to dramaturgical, from reading to rewriting literary texts: a way to literature in the country school. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos. Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo. 2016. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5210 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta