DSpace/Manakin Repository

Concepções e formas de avaliação de artes nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo comparativo entre uma escola pública e privada do município de Cajazeiras-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIRA, N. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6626753848370104 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Geranilde Costa e.
dc.contributor.referee2 SILVA , José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.referee3 SANTOS, Risomar Alves dos.
dc.description.resumo Este trabalho de pesquisa traz como objeto de estudo as concepções e formas de avaliação do ensino de Artes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo principal o estudo comparativo sobre o funcionamento da dinâmica do ensino de Artes em uma escola pública e em uma escola privada, com o intuito de investigar de que forma os professores compreendem os métodos avaliativos no ensino dessa disciplina e de que maneira utilizam-se dos mesmos para consolidar a prática docente. A metodologia utilizada para esta pesquisa seguiu a perspectiva qualitativa e o instrumento para a coleta de dados foi o questionário com perguntas objetivas. Para subsidiar essa discussão, baseou-se nas concepções de vários autores, com propostas sobre como transcorre esse ensino nas escolas. Conclui-se que, dentre todos os aspectos revelados nesta pesquisa, é notória as inúmeras possibilidades que são proporcionadas para o crescimento dos discentes no ensino da disciplina, claro, quando o mesmo é pensado intencionalmente e quando propicia aprendizagens múltiplas, criadoras e sensíveis, visando o processo de avaliação com o planejamento, acompanhamento para auxiliar no aprender, ainda encontramos professores que conhecem todos esses benefícios para a vida em sociedade mais preferem perpetuar procedimentos tradicionalistas e insignificantes para os discentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Concepções e formas de avaliação de artes nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo comparativo entre uma escola pública e privada do município de Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This research has as objects of study the conceptions and forms of assessment Arts education in the early years of elementary school, having as main objective the comparative study on the functioning of the dynamics of teaching Arts in a public school and a school private, in order to investigate how teachers understand the evaluative methods in teaching this discipline and how to use the same to consolidate the teaching practice. The methodology used for this research followed the qualitative perspective and the instrument for data collection was a questionnaire with objective questions. To support this discussion, was based on the views of various authors, with proposals on how this unfolds teaching in schools. It is concluded that, of all the aspects revealed in this study, it is evident the many opportunities that are provided for the growth of students in the teaching of discipline, of course, when it is thought intentionally and when it provides multiple learning, creative and sensitive, aiming the evaluation process with the planning, monitoring to assist in learning, we still find teachers who know all these benefits for life in society more traditionalists prefer to perpetuate and insignificant procedures for students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5218
dc.date.accessioned 2019-07-31T16:04:09Z
dc.date.available 2019-07-31
dc.date.available 2019-07-31T16:04:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação educacional - Cajazeiras - PB pt_BR
dc.subject Ensino de Artes pt_BR
dc.subject Avaliação do ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Educational assessment - Cajazeiras - PB pt_BR
dc.subject Arts Teaching pt_BR
dc.subject Teaching-learning assessment pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIRA, Nereide Lima de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conceptions and forms of arts assessment in the early years of elementary school: a comparative study between a public and private school in Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.identifier.citation LIRA, Nereide Lima de. Concepções e formas de avaliação de artes nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo comparativo entre uma escola pública e privada do município de Cajazeiras-PB. 2015. 61 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta