DSpace/Manakin Repository

Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GOMES, N. E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2617099162087965 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, José Amiraldo Alves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS , Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.description.resumo O presente estudo teve como foco a compreensão dos processos formativos dos educandos, tomando por base as contribuições dos programas institucionais para a formação e para o processo de construção da identidade profissional docente dos alunos do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras- PB. Tratou-se de um estudo desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, do tipo descritiva, numa abordagem qualitativa. Objetivou-se compreender a construção da identidade profissional dos alunos do curso de Pedagogia, por conseguinte, discutir os diversos conceitos de identidades docente em distintos espaços e tempo, além de refletir sobre a identidade profissional dos alunos do curso em questão. Por fim, pretendeu-se apontar as dimensões da formação acadêmica atentando para os diversos saberes que podem ser desenvolvidos a partir dos programas oferecidos pela Instituição. Os resultados da pesquisa enfatizaram a importância dos programas institucionais para uma formação acadêmica de maior abrangência em termos de saberes, além de trazer luz à necessidade de se repensar a forma como está organizado os programas institucionais oferecidos pela UFCG/CFP. Destaca-se que, essa pesquisa poderá contribuir com o delineamento de um esboço sobre a compreensão do perfil identitário dos alunos do curso de Pedagogia da instituição pesquisada, além de enfatizar a importância da formação inicial para o exercício da profissão e para o processo de construção da identidade profissional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-30
dc.description.abstract The present study focused on the understanding of the formative processes of the learners, based on the contributions of the institutional programs for the formation and the process of construction of the professional identity of the students of the Pedagogy course, Federal University of Campina Grande, Campus Of Cajazeiras. It was a study developed through a bibliographical and field research, of the descriptive type, in a qualitative approach. The objective was to understand the construction of the professional identity of the students of the course of Pedagogy, therefore, to discuss the various concepts of teaching identities in different spaces and time, as well as reflect on the professional identity of the students of the course in question. Finally, it was intended to point out the dimensions of the academic formation taking into account the different knowledges that can be developed from the programs offered by the Institution. The results of the research emphasized the importance of institutional programs for a broader academic formation in terms of sabers, in addition to bringing light to the need to rethink the way the institutional programs offered by UFCG / CFP are organized. It should be emphasized that this research may contribute to the outline of an understanding of the identity profile of the students of the Pedagogy course of the research institution, besides emphasizing the importance of the initial formation for the exercise of the profession and for the construction process Of professional identity. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5224
dc.date.accessioned 2019-07-31T17:08:59Z
dc.date.available 2019-07-31
dc.date.available 2019-07-31T17:08:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Identidade docente pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teaching Identity pt_BR
dc.subject Teaching knowledge pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Natalia Estrela.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching identity: the educational processes of the CPF / UFCG Pedagogy Course students. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Natalia Estrela. Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG. 2017. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta