DSpace/Manakin Repository

A importância da efetividade no processo de ensino-aprendizagem : em estudo de caso.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.advisor1ID FEITOSA, B. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2757336098779500 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA , Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.referee2 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.description.resumo O estudo busca esclarecer como o afeto desenvolvido na relação professor-aluno pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem. Esta relação tem sido estudada e tem sido destacada como elemento integrador no desenvolvimento educacional dos alunos. Entendemos a importância fundamental da relação professor-aluno para o sucesso de sua aprendizagem, destacando neste processo o papel do professor, seu interesse pessoal e profissional no desenvolvimento de seus alunos. A relação entre professor e aluno deve ser pautada pelo respeito, solidariedade e afetividade. Assim, com esses elementos nessa relação, desenvolvendo, além da cognição, do relacionamento interpessoal e do afeto, a aprendizagem pode fluir mais facilmente. A escola é frutífera na construção da afetividade, sendo assim, é necessário trabalhar além do conteúdo. A interação estabelecida entre esses dois elementos importantes é de suma importância para o desenvolvimento do aluno, a partir da perspectiva de que é despertado a maravilha, o desejo de aprender. Fica evidente, portanto, a importância de os professores desenvolverem seu trabalho prático e afetividade, relações interpessoais e humanas, aliadas à cognição, podem ser tomadas como aliadas do processo de ensino-aprendizagem. Para realização desta pesquisa foram utilizados como instrumento de coleta de dados, o questionário e a observação em sala de aula. A elaboração deste trabalho baseia-se em uma breve revisão de alguns trabalhos teóricos que investigam a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, a saber: Fernandez (1991), Almeida (1999), Freire (1996), Leite (2002), Arantes (2002, 2003), Antunes (2006), Almeida, Mahoney (2007), Wedge (2008), Saltini (2008), entre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A importância da efetividade no processo de ensino-aprendizagem : em estudo de caso. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-17
dc.description.abstract The study seeks to clarify how developed affection in the teacher-student relationship can influence the teaching-learning process. This relationship has been studied and has been highlighted as an integrating element in the educational development of students. We understand the fundamental importance of teacher-student relationship to the success of their learning, highlighting in this process the role of the teacher, his personal and professional interest in the development of their students. The relationship between the teacher and the student should be guided by respect, solidarity and affection. So, with these elements in this relationship, developing, beyond cognition, human, interpersonal relationships and affection, learning can flow more easily. The school is fruitful in the construction of affectivity, in being so, it is necessary to work beyond the content. The interaction established between these two important elements is paramount to the development of the student, from the perspective that it is aroused the wonder, desire to learn. It is evident therefore, the importance of teachers develop their practical work and affectivity, interpersonal and human relations, combined with cognition can be taken as allies of the teaching-learning process. For realization of this research were used as data collection instrument, the questionnaire and the observation in the classroom. The preparation of this work is based on a brief review of some theoretical investigating the importance of affectivity in the teaching-learning process, as follows: Fernandez (1991), Almeida (1999), Freire (1996), Leite (2002), Arantes (2002, 2003), Antunes (2006), Almeida, Mahoney (2007), Cunha (2008), Saltini (2008), among others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5226
dc.date.accessioned 2019-07-31T17:32:39Z
dc.date.available 2019-07-31
dc.date.available 2019-07-31T17:32:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relações entre instituições educacionais e seus membros pt_BR
dc.subject Relação aluno e professor pt_BR
dc.subject afetividade no ambiente escolar pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Relations between educational institutions and their members pt_BR
dc.subject Student and teacher relationship pt_BR
dc.subject affectivity in the school environment pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Isabel Laise Nogueira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of effectiveness in the teaching-learning process: a case study. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Isabel Laíse Nogueira.A importância da efetividade no processo de ensino-aprendizagem : em estudo de caso. 2015. 36 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta