DSpace/Manakin Repository

Os significados da utilização dos recursos didáticos no processo de ensino/aprendizagem da sociologia: uma análise a partir de professores e estudantes do ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CAVALCANTE, J. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2252523606898703 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 pt_BR
dc.contributor.referee1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.cavalcante
dc.description.resumo Este trabalho intitulado “Os significados da utilização dos recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem da Sociologia”, teve como objetivo geral compreender os significados da utilização de recursos didáticos para o ensino de Sociologia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa na Escola Estadual “Monteiro”, tendo como instrumentos de coleta de dados um questionário com nove (09) questões, sendo oito abertas (objetivas) e uma (01) fechada (subjetiva) que foi aplicado a sessenta alunos, distribuídos nas turmas do 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio, e a entrevista semiestruturada com dezesseis (16) questões abertas (subjetivas) que foram destinadas a duas (02) professoras que lecionam a referida disciplina. Após a coleta dos dados, os mesmos foram encaminhados para o cumprimento da etapa de caracterização e análise qualitativa dos resultados obtidos. Assim, os resultados analisados demonstraram que embora os recursos didáticos sejam compreendidos como sendo instrumentos facilitadores do processo de ensino/aprendizagem, os mesmos não são utilizados de forma diversificada e com frequência pelas docentes, que ainda continuam a utilizar os recursos considerados tradicionais, como o quadro negro e o livro didático. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Os significados da utilização dos recursos didáticos no processo de ensino/aprendizagem da sociologia: uma análise a partir de professores e estudantes do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2016-10-18
dc.description.abstract This work entitled "The meaning of the use of teaching resources in the teaching learning of sociology", aimed to understand the meanings of the use of educational resources for teaching sociology. Therefore, there was an exploratory research with a qualitative approach in the State School "Monteiro" PB, with the data collection instruments a questionnaire with nine (09) questions, eight open (objective) is and (01) closed ( subjective) that was applied to sixty students, distributed in the classes of the 1st, 2nd and 3rd high school year, and semistructured interviews with sixteen (16) open questions (subjective) that were intended to two (02) teachers who teach said discipline. After collecting the data, they were referred to the fulfillment of the characterization stage and qualitative analysis of the results. Thus, the analyzed results showed that although the teaching resources are understood as facilitating instruments of the teaching / learning process, they are not used in a diversified manner and often by teachers who still continue to use traditional resources considered as the blackboard and textbook. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5252
dc.date.accessioned 2019-08-01T13:10:54Z
dc.date.available 2019-08-01
dc.date.available 2019-08-01T13:10:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino da sociologia pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Education   pt_BR
dc.subject Sociology teaching   pt_BR
dc.subject Didactic resources pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Joyce Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The meanings of the use of didactic resources in the teaching / learning process of sociology: an analysis from high school teachers and students. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Joyce Alves. Os significados da utilização dos recursos didáticos no processo de ensino/aprendizagem da sociologia: uma análise a partir de professores e estudantes do ensino médio. 2016. 73f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5252 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta