DSpace/Manakin Repository

Educação de jovens e adultos: perfil e perspectivas de alunos concluintes de ensino médio em uma escola pública.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RAFAEL, R. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0566606325258174 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, V. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Katia Carina Mesquita da Cruz.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.rafael
dc.description.resumo Neste trabalho, o objetivo principal foi identificar um perfil dos alunos concluintes do Ensino Médio na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Leite de Sousa, localizada na cidade de Monteiro. Trata-se de um estudo de caso, onde a opção de coleta de dados foi pela técnica de questionários e observação participante. Na pesquisa busquei identificar nos alunos características semelhantes que possibilitassem delinear um perfil, com aspectos comuns a uma parte significativa do universo de estudantes pesquisados. Também é interesse deste trabalho, caracterizar do ponto de vista dos jovens as contribuições que a EJA lhes tem proporcionado. Saber dos alunos como eles se sentem inseridos nesta modalidade educacional e, à quais motivos eles atribuem não terem concluído o ensino regular na idade considerada adequada, quais perspectivas eles alimentam no que diz respeito a melhorar sua condição social, de trabalho e financeira, a partir do momento que concluírem sua formação básica, e se o fato de possuir um diploma trará benefícios imediatos para a vida de cada um. Montamos um breve histórico sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, desde a colonização até os dias atuais e sobre a escola pesquisada. O resultado será a identificação de características deste grupo, que permitirá entender os motivos de estarem concluindo a educação básica nessa modalidade, bem como verificar se a EJA, do modo como está sendo trabalhada atende as expectativas dos educandos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Educação de jovens e adultos: perfil e perspectivas de alunos concluintes de ensino médio em uma escola pública. pt_BR
dc.date.issued 2016-06-02
dc.description.abstract In this work, the main objective was to identify a profile of high school graduating students in Youth and Adult Education at the State School José Leite de Sousa, located in Monteiro city. This work is a case study where the data collection technique was based on questionnaires and interviews. In the survey, we sought to identify similar characteristics, that would allow to outline a profile with commonalities to a significant part of the students surveyed universe. It was also interest of this study, characterizing the youth perspective about the contributions that the Youth and Adult Education has given to them. Knowing the students how they feel as students included in this educational modality and which reasons they attribute for not have completed the Regular Education at the age considered appropriate, what kind of considerations these students have to make about school that they attend regarding the structure, teaching materials used in classes with, teachers and their teaching methods and which prospects they feed aiming to improve their social conditions, labor and financial, starting at the time that they complete their studies, and if the fact of having a diploma, in their view, will bring immediate benefits for the lives of each one. To understand the students’ perspective, we will spend a look at the reality of the school, assembling a brief profile of the teachers inserted on this stage of formation, at the School analyzed and we will make a brief history of the Youth and Adults education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5255
dc.date.accessioned 2019-08-01T13:26:53Z
dc.date.available 2019-08-01
dc.date.available 2019-08-01T13:26:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos - escola pt_BR
dc.subject Sociologia educacional pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education - School   pt_BR
dc.subject Educational sociology   pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RAFAEL, Rivelino Neves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Youth and adult education: profile and perspectives of high school graduates in a public school. pt_BR
dc.identifier.citation RAFAEL, Rivelino Neves. Educação de jovens e adultos: perfil e perspectivas de alunos concluintes de ensino médio em uma escola pública. 2016. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5255 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta