dc.creator.ID |
RAMOS, M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5570735331224571 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
Brandão, Wanderberg Alves |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BRANDÃO, W. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3475303519498490 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Hildegardes Santos |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, H. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8684527627469710 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MOREIRA, Vinícius Farias |
|
dc.contributor.referee2ID |
MOREIRA, V. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com o intuito de identificar quais fatores influenciam na escolha de uma graduação, neste
trabalho é utilizada uma abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionários entre
os alunos do curso de administração da Universidade Federal de Campina Grande- UFCG,
visando destacar quais os fatores mais recorrentes no fator de decisão para escolha do curso.
O questionário utilizado foi adaptado de Bomtempo (2005) que apresentava 32 variáveis, a
amostra foi coletada entre alunos do curso que se encontravam entre o 1° e 4° semestre do
curso, resultando na coleta de 126 questionários válidos. Os dados foram tabulados e
analisados por meio do software SPSS com a aplicação da Análise Fatorial Exploratória
(AFE). O agrupamento culminou em 5 fatores de escolha, sendo: prestígio e sucesso,
aperfeiçoamento profissional, gosto e identificação pessoal, influência familiar e mercado de
trabalho. Por meio do resultado dos 5 fatores efetuou-se o cálculo da média e do desvio
padrão, no intuito de entender melhor quais as variáveis apresentam peso maior na escolha
dos alunos do curso de administração. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Análise dos fatores de influência na escolha do curso de administração da UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
In order to identify which factors influence the choice of undergraduate students, a
quantitative approach is used in this study, through the application of questionnaires among
the students of the business management course of the Federal University of Campina
Grande - UFCG. Recurring factors in the decision-making factor for course choice. The
questionnaire used was adapted from Bomtempo (2005), which presented 32 variables, the
sample was collected among students from the 1st to 4th semester of the course, resulting in
the collection of 126 valid questionnaires. The data were tabulated and analyzed using the
SPSS software with the application of the Exploratory Factor Analysis (AFE), the grouping
culminating in 5 factors of choice, being: prestige and success, professional improvement,
taste and personal identification, family influence and market of job. By means of the result of
the 5 factors, the mean and the standard deviation were calculated, in order to better
understand which variables present greater weight in the choice of the students of the course
of business management. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5256 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-01T13:35:56Z |
|
dc.date.available |
2019-08-01 |
|
dc.date.available |
2019-08-01T13:35:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Administração |
pt_BR |
dc.subject |
Fatores de escolha |
pt_BR |
dc.subject |
Orientação profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Bussiness management |
pt_BR |
dc.subject |
Factors of choice |
pt_BR |
dc.subject |
Vocational guidance |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RAMOS, Michelly Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the influencing factors in the choice of UFCG administration course. |
|
dc.identifier.citation |
RAMOS, Michelly Silva. Análise dos fatores de influência na escolha do curso de
administração da UFCG. 2017. 43 f. (Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5256 |
|